Lamego começou ontem sessões de cinema ao ar livre inseridos no “Textemunhos”
Ontem decorreu a primeira sessão de cinema ao ar livre, com o filme de Stephen Daldry, “O Leitor” (2008), que decorreu no Largo da Vitória, em Lamego.
Na próxima sexta feira, dia 12 de agosto, pelas 22h00, será exibido o filme “O Clube dos Poetas Mortos”, no renovado claustro do Convento de Santo António de Ferreirim. A entrada é livre.
Esta é uma iniciativa organizada pelo Museu de Lamego e Município de Lamego, inserida na programação do Textemunhos – Festival Literário 2022, iniciativa esta que irá decorrer entre os dias 5 e 8 de outubro próximos.
Promovido pelo Museu de Lamego, o Textemunhos é um festival “que torna a literatura coomo ponto de partida para um encontro transdisciplinar entre literatura e museus, arte, música, cinema, teatro e gastronomia, com a finalidade de instigar uma maior cumplicidade do público com os livros e os museus, matérias particularmente sensíveis, no que se refere aos hábitos culturais dos portugueses recentemente divulgados”, afirma a organização.
A ligação com a literatura deu o mote para esta série de filmes agora exibidos que são uma seleção da responsabilidade de João Sousa Dias e João Morales. “O Leitor”, “O Clibe dos Poetas Mortos”, “A Rapariga que Roubava Livros” são os filmes escolhidos.
Baseado na obra homónima de Agustina Bessa-Luís, cujo centenário de nascimento se celebra este ano, será igualmente exibido o filme “A Corte do Norte”, do cineasta, natural de Lamego, João Botelho.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Nacional2022.08.12Boas notícias para os consumidores com gasóleo e gasolina a baixar de novo
Geral2022.08.12CP em greve segunda-feira e sem previsão de serviços mínimos
Cultura2022.08.12Cineasta portuense João Gonzalez ganhou prémio no Festival Cinema de Melbourne
Peso da Régua2022.08.12No Dia Internacional da Juventude Peso da Régua oferece anuidade do Cartão Jovem