EntreLinhas – Festa do Ferroviário é iniciativa cultural da Câmara de Valongo
O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da Estação Ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passeiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões. Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde.

“EntreLinhas – Festa do Ferroviário” é uma nova iniciativa cultural lançada pela Câmara Municipal de Valongo, “para perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários. Além do reconhecimento da importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde e do Município de Valongo, o objetivo é contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal”, refere a autarquia.
A primeira edição da iniciativa “EntreLinhas – Festa do Ferroviário” terá como Comissário o Deputado à Assembleia da República, Eng. José Carlos Barbosa quadro sénior da CP, e vai realizar-se de 26 a 28 de agosto, em Ermesinde, no Parque Urbano e Fórum Cultural, Largo da Estação e Gandra. “Esta iniciativa contemplará a dinamização e promoção cultural, pretendendo ser um baluarte regional na elevação do património material e imaterial ferroviário. A programação inclui animação itinerante e dinâmicas culturais variadas com espetáculos, gastronomia, exposições e espaços para conferências/debates/mesas redondas. Destaca-se também a Mostra turística dos Municípios das linhas do Douro, Minho e Leixões. Os grandes concertos ficarão a cargo de NOBLE, Gisela João e HMB”, anunciou a Câmara Municipal de Valongo.
“Tendo uma grande importância numa parte considerável do nosso concelho, os ferroviários ajudaram a construir a cidade de Ermesinde, o que nos obriga a preservar a sua memória e a celebrar a união destas gentes que tanto deram ao nosso território. Pretendemos que esta primeira edição do EntreLinhas – Festa do Ferroviário tenha continuidade e se transforme num evento anual ligado quer à dimensão material da ferrovia, mas sobretudo à dimensão humana e imaterial da ferrovia, que junte na cidade de Ermesinde toda a família ferroviária de Portugal“, considera o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
“O setor ferroviário faz parte da memória e da identidade nacional, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por constituir um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, tanto para passageiros, como para mercadorias”, salientou ainda o autarca.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Nacional2022.08.12Boas notícias para os consumidores com gasóleo e gasolina a baixar de novo
Geral2022.08.12CP em greve segunda-feira e sem previsão de serviços mínimos
Cultura2022.08.12Cineasta portuense João Gonzalez ganhou prémio no Festival Cinema de Melbourne
Peso da Régua2022.08.12No Dia Internacional da Juventude Peso da Régua oferece anuidade do Cartão Jovem