“Entrámos numa nova era do jornalismo – ClickBait” – O Novum Canal vacinou-se a tempo…
Aproxima-se a passos largos a denominada “silly season”, época que coincide com o período estival onde a produção de notícias cai absolutamente, restando as notícias sobre incêndios florestais, “gaffes” ministeriais (que neste período tem animado o panorama nacional e regional), eloquências inócuas associadas a romarias, festividades e investimentos públicos anunciados até quinquagésima e enésima vez, com novas roupagens e matizes coloridas, sempre diferentes.
A comunicação social regional e local não foge a este pousio noticioso, virando-se para a cobertura de acontecimentos populares, religiosos e romarias que, finda a pandemia, regressam em força e trazem, de novo, sorrisos a quem mostrava sinais evidentes de fadiga pandémica.
Regressou a noite branca em Penafiel, galvanizando o concelho e trazendo à rua, largas de milhares de cidadãos, que desesperavam por interação social, com a cereja no topo do bolo com a reedição do “Racing Fest”, maior evento desportivo do país, trazendo novamente o “cheiro do combustível” às ruas e estradas do concelho.
Em Paredes sucedem-se iniciativas populares e culturais espalhadas por diversas freguesias, emergindo gritos de “Ipiranga” à Covid-19, concentrando foliões e festivaleiros que permitem normalizar as redes sociais e de amizade que se foram perdendo ao longo dos últimos 2 anos, onde a liberdade de convívio foi abruptamente interrompida.
Em Paços de Ferreira emerge novos acontecimentos e recuperam-se festas onde as “Sebastianas” em Freamunde conseguem a proeza de apresentar um cartaz com músicos internacionais, com carreiras consolidadas, premiando os cidadãos por tempos impostos onde o silêncio, distanciamento e neblina emocional faziam emagrecer a alma festiva deste concelho.
É evidente que estes momentos se repetem por concelhos como Amarante (com uma das melhores programações culturais de todo o distrito do Porto), Lousada, Castelo de Paiva, Cinfães, Valongo, Felgueiras, Baião, etc…, devolvendo abraços, sorrisos, cumplicidades e afinidades entre cidadãos que o tempo recente teimou em dividir com enormes consequências na tolerância, originando um deslaço social totalmente inaceitável.
Parece que me desvio do tema…mas, tudo estas festividades merecendo cobertura jornalística mas lamentavelmente não são notícia, no sentido “político do termo”.
Vai daí, os órgãos de comunicação social, sejam nacionais, regionais ou locais, sobretudo os que utilizam em exclusivo plataformas eletrónicas (redes sociais, streaming, etc…) para captar ou fixar leitores (consumidores de notícias sobretudo na vertente política e intervenção social) utilizam cada vez mais o chamado jornalismo do “ClickBait”, isto é, criando títulos de notícias bombásticas, amiudadamente sem corporizar narrativas claras, rigorosas e sustentadas em factos, parindo informação “falaciosa”, violando a ética e deontologia que se encontra subjacente à profissão de jornalista.
O Novum Canal procura respeitar factos, não alimentando especulações ou servindo de “veículo” de supostas notícias com objetivos pessoais ou corporativos. Por isso, rejeitamos muitas “supostas” notícias. Depurando dados, antes de lhes conferimos credibilidade. Respeitamos o contraditório e protegemos fontes as quais ficam devidamente registadas para eventual escrutínio da ERC.
Termino, afirmando que no Novum Canal fazemos informação, não produzimos ou criamos notícias, isso fica para as agências de comunicação ou para assalariados do “branding” político.
O Diretor geral e de informação do Novum Canal
Paulo Lopes”
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Amarante2022.08.13(C/VÍDEO) 4ª Edição do Torneio Summer Trophy em FootGolf
Destaques2022.08.13(C/VÍDEO) Novum Canal cada vez mais próximo de si!
Paredes2022.08.13Paredes: Desacatos à porta de bar em Gandra provocam dois feridos leves
Amarante2022.08.13(C/VÍDEO) HÁ FEST! Juventude e Animação regressa a Amarante