Novum Canal

mobile

tablet

(C/ VÍDEO) Valongo acolhe 2ª Edição do Switch to Innovation SUMMIT – Inovação Social com Tecnologia

Partilhar por:

Valongo recebe esta semana a 2ª Edição do Switch to Innovation SUMMIT. Nos dias 29 de junho, 30 de junho e 1 de Julho, o concelho será o palco da ‘Inovação Social com Tecnologia’ em Portugal onde vão ser apresentadas as principais iniciativas e mais de 60 projetos que juntam tecnologia à sustentabilidade, inclusão, educação e humanização. Organizado em conjunto pelo CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good e Centro Cidadania Digital, e pela Câmara Municipal de Valongo, o Summit decorrerá em modelo presencial.

Durante os três dias interativos estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; o Secretário de Estado da Educação, António Leite; a Presidente INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes; a Deputada do Parlamento Europeu, Maria Manuel Leitão Marques; o Presidente do Portugal Inovação Social, Filipe Almeida; o Diretor Executivo do CDI Portugal, João Baracho; e muitos representantes de várias empresas, tais como a Microsoft, IBM, Galp, REN, BNP Paribas, CEEIA, SAP, entre outras.

Ao longo da 2ª Edição do Switch to Innovation SUMMIT serão realizados vários debates tendo a tecnologia, a inclusão digital e inovação social como temas principais, com destaque para os painéis ‘Cibersegurança e proteção de dados, ‘Reskilling para o Digital’, ‘Emergência Climática e Cidades Inteligentes’, ‘Serão as Tecnologias Emergentes um trunfo para a Inovação Social?’ e, ainda, um painel internacional da EU3Digital, para perceber como avançamos para um terceiro sector mais digitalizado. 

Durante os três dias do evento serão ainda conhecidos os vencedores de várias iniciativas lançadas pelo Centro de Cidadania Digital de Valongo. São os casos da 4ª Edição do Transforma TI – projeto em que os jovens criam soluções tecnológicas para resolverem problemas da comunidade – da 2ª Edição do @tualiza-te – projeto em que os jovens recebem formação em marketing digital e ajudam comerciantes locais a fazerem a transição dos seus negócios para o digital – e da 1ª Edição dos Cineastas 360 – projeto em que os jovens mostram um documentário que aborda uma problemática social em realidade virtual e aumentada. 

A 2ª Edição do Switch to Innovation SUMMIT será, igualmente, palco da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens para resolverem problemas sociais – o Apps for Good – com o Encontro Regional Norte na sua 8ª Edição. No dia 1 de julho, decorrerá na Escola Básica Vallis Longus, às 14h15 o Momento Pitch e às 16h15 o Momento Marketplace e, depois, de volta ao Fórum Cultural Vallis Longus, às 17h15, o Momento Finalistas. Será possível ouvir em pitch cada uma das equipas e ver em Marketplace mais informações sobre cada uma destas apps para smartphone e tablets que têm os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como ponto de partida. Do Encontro Regional Norte do Apps for Good serão conhecidas as 11 equipas que estarão no evento final marcado para o dia 20 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

“O Switch to Innovation Summit Valongo é muito mais que uma mostra de projetos e de debates. É um ponto de encontro para discutir presencialmente Inovação Social com a utilização da Tecnologia e os seus desafios e oportunidades. Juntamos todas as idades e todos os segmentos sociais em conversas e debates que culminam com o Encontro Regional Norte da 8ª Edição do Apps for Good, onde centenas de alunos e professores apresentam as suas ideias para um Mundo mais sustentável!”, afirma João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal.

Para José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara de Valongo: “Esta iniciativa insere-se no desígnio da inclusão da nossa comunidade na Sociedade de Informação, pois só contribuindo para o incremento das competências e qualificações digitais das pessoas alcançaremos em pleno o desenvolvimento social, cultural e económico do município”, considera o Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que a Switch to Innovation Summit é também ” mais uma peça fundamental na construção do projeto «Comunidade mais Esclarecida, Comunidade mais Participativa», através do qual promovemos a cidadania ativa e uma comunidade resiliente.

Por isso apostamos cada vez na inovação social através de projetos de literacia digital que juntam a tecnologia à sustentabilidade, à inclusão, à educação e à humaniza­ção, designadamente no ASA 4.0, no Apps 4 Good, no Transforma TI, no Centro de Cidadania Digital e no Switch to Innovation Summit – o Palco da Inovação Social”, salienta o autarca


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!