Novum Canal

mobile

tablet

(C/ VÍDEO) Penafiel Racing Fest: Organização promove ação de formação para bombeiros, proteção civil e equipa médica

Partilhar por:

No próximo dia 30 de junho, às 21h, a organização do Penafiel Racing Fest vai promover uma formação de capacitação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, para dar a conhecer técnicas e ferramentas em caso de acidente numa prova de rally.

Fotografia: Carlos Nemeth

A sessão vai ser direccionada às três corporações de bombeiros do concelho – Penafiel, Paço de Sousa e Entre-Os-Rios -, à protecção civil e ainda elementos da equipa médica do CHTS, entidades que vão estar directamente envolvidas no evento.

A formação será guiada pela organização do Racing Fest e pelo Comandante dos Bombeiros de Penafiel, José Silva, que tem formação na área adquirida por parte da FIA (Federação Internacional do Automóvel), dada aquando do WRC Rally de Portugal.

Fotografia: Carlos Nemeth

Para Óscar Coelho, responsável pela organização do Penafiel Racing Fest, “A segurança nas provas e a preparação dos nossos profissionais em caso de acidente são para nós prioridades. Esta é já a segunda vez que realizamos esta formação. Nunca é demais adquirir conhecimento e treiná-lo, sobretudo, quando em causa poderá estar a vida de uma pessoa. O objetivo é mesmo que os bombeiros e equipas compreendam a forma adequada de extração dos pilotos de um carro de corridas acidentado e conheçam bem os equipamentos de segurança dos pilotos e das viaturas, por exemplo, o sistema de extinção automático, o corta-corrente, cintos de segurança, entre outros.”

A fim de que haja uma componente prática com ensaios dos procedimentos de extração, o momento vai contar ainda com a presença de um carro de corrida de última geração e dois pilotos equipados a preceito, o Bruno Almeida e o Joaquim Carvalhinho.

Recorde-se que, após dois anos de pausa devido à pandemia, o  Penafiel Racing Fest está de volta já nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho.  Pilotos de várias nacionalidades vão disputar as provas de Rali “Taça Joaquim Santos”, Super Enduro, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Clássicos, Drag Racing, e uma Corrida de Motos Clássicas 50cc e 85cc, ao longo de 3 dias e por todo o concelho. Este ano, a grande novidade é a integração de duas provas, o Drag Racing e o Super Enduro, no Campeonato Nacional das respetivas modalidades.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!