Novum Canal

mobile

tablet

CLDS 4G Celorico+Social promoveu sessões de coaching junto de desempregados

Partilhar por:

Com o intuito de motivar os desempregados na procura de emprego, o CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município de Celorico de Basto promoveram 2 programas de coaching para dois grupos específicos de desempregados, um grupo com experiência profissional e um grupo de jovens à procura do 1º emprego.

A ação insere-se no Eixo I: Emprego, formação e qualificação, integrada na atividade Valoriza-te, direcionado ao grupo de desempregados com experiência profissional, e na atividade “Eu acredito em mim” destinada a desempregados jovens à procura do 1º emprego.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

As sessões de coaching decorreram em diferentes espaços físicos do Município e, segundo a Coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, tiveram por objetivo “dar ferramentas aos desempregados através do treino e orientação específicas do Coaching, motivando-os na procura de emprego”. É fundamental “que o desempregado esteja recetivo a adquirir estas ferramentas que são facultadas pelo coach e que contribuirão pela positiva para alinhar mecanismos pessoais e profissionais na procura de emprego”. 

Na última sessão do programa de coaching, o coach Hugo Danin, disse-nos que estas ações são “uma clarividência de competências, algo que vai despertar o que já existe. As pessoas não estão habituadas a pensar sobre elas, a pensar sobre aquilo que conseguem fazer, facilmente são dominadas por forças exteriores que as diminuem que as colocam num segmento de funções, quando elas são detentores de uma capacidade imensa. E o coaching permite isso mesmo, permite através do relacionamento, da pergunta, do exercício, da técnica que consigamos colocar essas forças todas cá fora e ajudar a pessoa a encontrar o caminho que é só dela”. Hugo Danin reconhece a importância de realizar estas ações que se mostram como “pontapé de saída num processo natural, lento mas com sucesso garantido. Importa ressalvar que não existem estratégias para o sucesso, receitas ou mezinhas, existem técnicas trabalhadas que se adequam a cada pessoa e que, se forem devidamente orientadas e recebidas trarão resultados profícuos”.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Efetivamente, a satisfação destas ações foi manifestada pela Marta, desempregada, presente na ação e que observou muitos benefícios do coaching a vários níveis, quer “a nível pessoal quer profissional, o coaching faz-nos pensar de forma diferente, faz-nos ficar mais conscientes dos nossos problemas e perceber que temos que arranjar soluções para eles”. Para além de muitos outros ensinamentos adquiridos, Marta disse-nos que finalmente “reconheço que tenho capacidade e competência para o mercado de trabalho, e que é imperativo agir em vez de ficar na expetativa”.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Não é a primeira vez que são facultadas ações de coaching pelo Município e é por reconhecer a importância da ação que Maria José Marinho felicita aqueles que não perderam a oportunidade. “O Coaching mostra-se como uma ferramenta capaz de despertar o que há de melhor em cada, seja a nível pessoal, seja a nível profissional. Uma ferramenta de autoconhecimento e perceção clara, e como diz o coach, uma clarividência das capacidades de cada um, capacidades essas que muitas vezes estão camufladas e escondidas e que precisam de um impulso para ficarem à superfície. Articularemos sempre, todas as formas e estratégias para ajudar os nossos desempregados a encontrar emprego e a sentir-se bem na sua vida e neste concelho”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!