Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Segunda fase do Parque Vale do Leça inaugurada no aniversário da cidade de Alfena

Partilhar por:

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Luís Miguel Caetano, inauguram, na próxima quarta-feira, dia 22 de junho, às 17h30, a segunda fase do Parque Vale do Leça, em Alfena, num investimento total foi de 577.500,00€ + IVA.

A autarquia destaca, em nota informativa, que a “inauguração desta nova infraestrutura verde ocorre no dia em que se assinala o 11.º aniversário da elevação de Alfena à categoria de cidade”.

“Com um conceito simples e contemporâneo que possibilita a prática desportiva e atividades lúdicas sempre em contacto com a natureza, o novo Parque Vale do Leça pretende incluir todas as faixas etárias da população, desde os mais novos aos mais velhos, e foi projetado tendo por base o princípio da integração”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

O município reforça que a “empreitada incluiu a construção de percursos pedonais, relvados e espaços arbóreos, um auditório ao ar livre, zonas de lazer e de descanso junto ao rio, campo de jogos, equipamentos de auxílio à prática de desporto inclusivo, mobiliário urbano, estruturas de apoio (cafetaria, esplanada e instalações sanitárias), assim como a construção de um passeio e lugares de estacionamento, na Rua de S. Vicente”, tendo ligação direta à primeira fase do Parque Vale do Leça.

Fotografia: Junta de Freguesia de Alfena (fotografia de arquivo)

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou que este projeto pretende ser uma referência no futuro, contribuindo para a promoção de um desenvolvimento territorial mais sustentável e sensibilizando para a importância da paisagem na qualidade de vida dos habitantes de Valongo e concelhos vizinhos, designadamente Santo Tirso, Maia e Matosinhos que juntamente com Valongo constituíram a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça”.

“ Este organismo intermunicipal surgiu precisamente com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre”, referiu.

O chefe do executivo declara que “a concretização desta obra é importante para o concelho e para a freguesia de Alfena, em particular para esta zona residencial de forte densidade populacional. Conseguimos assegurar o interesse público, garantindo também os interesses fundamentalmente ambientais e do ordenamento do território”, lembrando a coincidência feliz desta inauguração acontecer no dia do aniversário da cidade de Alfena.

“Estamos a disponibilizar à comunidade equipamentos de lazer de elevada qualidade e acessíveis para todos, onde as pessoas de todas as idades podem usufruir da vida ao ar livre e dos seus comprovados benefícios para a saúde física e mental. Além do Parque Vale do Leça, recentemente inauguramos os parques de lazer do Leça, em Ermesinde, da Lomba e do Passal, em Sobrado. São espaços contíguos aos rios Ferreira e Leça que no futuro vão ganhar ainda mais atratividade, fruto do trabalho de despoluição e valorização das margens destes rios que já está a ser feito pelas associações de municípios Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça”, conclui José Manuel Ribeiro.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!