Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Cabo Verde quer formar trabalhadores em Paços de Ferreira aproveitando a maior facilidade de vistos

Partilhar por:

A convite do Governo de Cabo Verde, os Presidentes da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e da Assembleia Municipal, Miguel Costa, deslocaram-se àquele país, tendo sido recebidos pelo Primeiro-Ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e Ministro das Finanças e Economia, Olavo Correia.

A autarquia pacense destaca, em nota informativa, que “na sequência das reuniões de trabalho, foram fixados os termos para garantir a jovens cabo-verdianos as condições de realizarem a sua formação profissional em empresas do concelho, respondendo ainda as necessidades de mão de obra existentes no concelho e na região”.

O município reforça que a “emissão de vistos para Portugal tem sido uma das dificuldades sentidas pelas entidades de Cabo Verde, ligadas ao emprego, situação que estará brevemente resolvida com a entrada em vigor da nova proposta de lei, que altera a lei dos estrangeiros e garante a aplicação plena do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da CPLP”.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

“Com efeito, os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão ter um regime de facilitação de emissão de vistos em Portugal, no âmbito do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da CPLP, que permitirá às empresas de Paços de Ferreira e da região, receber, no mais curto espaço de tempo trabalhadores cabo-verdianos, ao abrigo de um contrato de trabalho”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

O Governo de Cabo Verde manifestou ainda “muito interesse em estabelecer contactos com o tecido empresarial do concelho, disponibilizando para o efeito diversos mecanismos que permitam reforçar e alargar a internacionalização das empresas, além de Cabo Verde, em diversos países africanos com relações comerciais consolidadas, num mercado superior a 300 milhões de consumidores”.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

A câmara reforça que a “deslocação dos presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Paços de Ferreira a Cabo Verde realizou-se no âmbito da conferência internacional “Cabo Verde Investment Forum 2022″, que decorreu entre 16 e 18 deste mês naquele país, sobre as oportunidades de captação de investimento internacional”.

Os autarcas foram acompanhados pelo “diretor-executivo da Moveltex, João Vasconcelos, e reuniram-se, também, com os responsáveis máximos do Instituto de Emprego e Formação Profissional daquele país, Paulo Santos e Danilson Borges, Diretor-Geral de Emprego Formação Profissional no Ministério das Finanças e com o Presidente da Associação de Municípios de Cabo Verde e Presidente da Câmara de Calheta, S. Miguel (Ilha de Santiago), Herménio Fernandes”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!