Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Marco de Canaveses: Época balnear da Praia de Bitetos arrancou oficialmente esta sexta-feira

Partilhar por:

O vice-presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Bruno Magalhães, assinalou, esta sexta-feira, a abertura oficial da época balnear da Praia de Bitetos”, situada na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão.

O autarca e vereador responsável pelo pelouro do ambiente destacou, em declarações aos jornalistas, estar expetante que os munícipes vão voltar a desfrutar da praia de Bitetos, que está a ser intervencionada, e usufruir do enquadramento de toda a área envolvente que constituiu um verdadeiro atrativo turístico.

Refira-se que a intervenção que está a decorrer prevê a requalificação integral de toda a zona do cais de Bitetos, um dos principais atrativos turísticos do concelho marcuense.

“A praia cumpre com todas regras de segurança. As obras de requalificação desta área estão a decorrer em pleno e têm como objetivos redefinir por completo toda a zona envolvente à praia, melhorar de forma muito significativa as acessibilidades pedonais e viárias. Dispomos de um nadador salvador e uma rampa de acesso”, disse, realçando a necessidade dos cidadãos cumprirem com as regras básicas de segurança.

Falando das obras de requalificação de Bitetos, o vereador admitiu que a obra sofreu alguns atrasos.

“Estou convencido que no início do mês de setembro ou meados do mesmo mês as obras estarão concluídas em definitivo. No decorrer das obras deparamo-nos com alguns problemas, mas fruto de  um trabalho conjunto entre a autarquia e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) iremos investir mais 80 mil euros”, expressou, sustentando que a requalificação em causa preconiza, ainda, “corrigir as cotas e renovar os espaços verdes, pavimentos e sistemas de iluminação e águas pluviais”.

Bruno Magalhães manifestou, ainda, que praia de Bitetos constitui um dos principais atrativos turísticos do concelho, funcionando como dinamizador do turismo na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão e do concelho do Marco de Canaveses.

“Bitetos  é visitado durante todo o ano, é uma das praias na região norte que é referenciada positivamente. As expetativas são altas e existe um investimento significativo por parte do município. Bitetos é um nicho de negócio  e trabalho para muitas pessoas que vivem do apoio à praia, mas, também, um vetor de desenvolvimento do turismo e dos negócios. Pretendemos criar condições únicas para continuar potenciar toda esta área, criar melhores condições de vida e de negócio”, frisou, recordando que foi criado um estacionamento no local.

Frequentadores da praia de Bitetos elogiam requalificação

Em dia de abertura época balnear da Praia de Bitetos, muitos foram os frequentadores desta praia que reconheceram que as obras em curso vão contribuir para valorizar esta área.

João Paulo, da freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, admitiu que a intervenção é necessária e irá potenciar ainda mais uma zona que é já frequentada por inúmeros veraneantes, de vários pontos do concelho, que todos os anos aqui se deslocam para fazer praia.

“Esta praia fluvial é muito conhecida, tem condições únicas e um enquadramento a condizer, pelo que acredito que as obras vão valorizar todo este local. Ganha a restauração e o turismo, assim como as pessoas”, disse, salientando que as atividades náuticas que todos os anos, à exceção da pandemia, fazem no local ajudam a trazer, cada vez mais, os veraneantes.

Joana Miranda, do Porto, enalteceu, também, a intervenção que está a ser gizada na praia. 

“Conheço bem esta praia, todos os anos, à exceção destes dois últimos anos, que opto por fazer férias aqui com a minha família porque é um local aprazível, com um enquadramento único que proporciona a quem cá vem umas férias tranquilas e agradáveis”, disse, manifestando que as obras de requalificação de Bitetos irão valorizar ainda mais toda esta área.

“Esta é uma área muito procurada, com muitos veraneantes e turistas, pelo que acredito que, quando as obras estiveram concluídas, toda esta zona vai passar e ter mais e melhores condições”, sublinhou.

Mariana Pinto, freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, reconheceu, igualmente, que a praia de Bitetos é um dos principais atrativos turísticos do Marco de Canaveses.

“Faço férias praticamente todos os anos aqui e esta praia é, de facto, um local muito aprazível banhada pelo rio Tâmega, com um ambiente tranquilo, muito procurada pelas famílias e que irá ser ainda mais beneficiada com as obras que estão a fazer”, concordou.

 Carolina Carvalho, de Amarante, atalhou pela mesma opinião , apontado as condições naturais e o enquadramento como alguns dos fatores que fazem desta praia um local predileto para muitos veraneantes.

“Desloco-me todos os anos ao Marco de Canaveses e a Bitetos porque é um local único, acolhedor, propício para as famílias e que com as obras sairá ainda mais valorizado”, avançou.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!