Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) UVVA regressa aos claustros do Convento de São Gonçalo, em Amarante

Partilhar por:

O UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante regressa aos claustros do Convento de São Gonçalo, de 17 e 19 de junho, com uma edição especial, de homenagem a António Lago Cerqueira, que durante três dias terá “Conversas sobre o Vinho”, Showcookings e muita animação.

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, destacou, em declarações ao Novum Canal, que este é um evento vínico único que pretende promover toda a região.

“A região produz vinhos de alta qualidade, há um investimento maior dos produtores e engarrafadores nos vinhos e a região é conhecida por dispor de vinhos de maior qualidade. Este evento pretende sinalizar este facto e está, na altura, de todos os agentes da restauração promoverem o que é nosso, que o vinho verde possa fazer parte das cartas de restauração”, disse, salientando que o evento integra 39 expositores.

“Este ano o evento presta homenagem ao professor António do Lago Cerqueira, percursor na promoção dos vinhos de Amarante, fundador das caves da Calçada e o primeiro a exportar Vinho Verde. Iremos distinguir o melhor verde deste ano das provas”, frisou.

Fotografia: Câmara de Amarante

Pela primeira vez foram atribuídos os prémios UVVA nas seguintes categorias: Grande Medalha de Ouro UVVA; Melhor Vinho Espumante; Melhor Vinho Branco; Melhor Vinho Rosé; e Melhor Vinho Tinto.

O chefe do executivo declarou, ainda, que Amarante tem condições únicas e produtos de excelência direcionados para vários públicos-alvo.

Francisco Oliveira, um dos expositores deste certame, mostrou-se expetante de que através deste evento consiga publicitar o seu produto e conquistar potenciais novos clientes.

Fotografia: Câmara de Amarante

 “É a primeira vez que participo, estou expetante que seja um êxito. Depois de uma crise sanitária é sempre importante retomarmos a atividade”, disse.

Paula Leite, expositora, reconheceu a importância deste evento como forma de promover o vinho verde.

“Somos uma empresa de Amarante e estamos cá, também, porque queremos divulgar o vinho, que as pessoas conheçam a região e as vinhas de Fridão”, expressou.

Fotografia: Câmara de Amarante

Rodrigo Oliveira mostrou-se, igualmente, expetante quanto ao valor deste certame e à afluência do público.

“Somos uma empresa relativamente recente, realizamos a terceira vindima este ano, e estamos em fase de expansão e Amarante é um bom local para dar a conhecer e potenciar os nossos produtos”, acrescentou.

Fotografia: Câmara de Amarante

A autarquia amarantina destaca, em nota informativa, que “realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística”.

“Ao longo de quatro anos, passaram pelo UVVA cerca de 15 mil visitantes que ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de Vinho Verde tinham para oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante. Recorde-se que em 2019, o UVVA homenageou Amadeo de Souza-Cardoso no âmbito do centenário da morte”, acrescenta a mesma nota informativa que realça que o evento é promovido pelo município de Amarante, através da “InvestAmarnate, o UVVA é organizado pela Essência do Vinho e tem como parceiros a Associação de Turismo do Porto e Norte, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, e o Círculo António Lago Cerqueira”.

Hoje, às 18h00, serão entregues os Prémios UVVA, que vão distinguir os melhores Vinhos Verdes em diversas categorias.

Às 19h30 começa mais uma ronda de Conversas sobre o Vinho sob o tema “Verdes que são bio. Consegue distinguir os biológicos?”, e às 22h00, “Verdes Gastronómicos: Como os levar à mesa?”.

Às 21h00, o Chef António Loureiro fará um showcooking.

O horário do UVVA , este sábado, é das 17h00 às 24h00.

O espaço lounge está aberto até às 02h00.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!