CCA promove III FIPA – NORTH PERCUSSION FESTIVAL e traz a Amarante artistas mundiais
A terceira edição do FIPA está a chegar, trazendo artistas de renome nacional e internacional a Amarante. De 22 a 26 de junho de 2022, os sons da percussão vão invadir a cidade, num evento promovido pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, com o apoio do Município de Amarante e da Antena2.
Filippo Lattanzi e Vana Gierig são os artistas em destaque que vão subir ao palco do CCA mas também terão lugar masterclasses, no decorrer do Festival. Serão realizados concertos distintos, centrando-se na música contemporânea, mas passando pelo jazz, percussões brasileiras e percussões do mundo.

“Esta edição veio confirmar o potencial e qualidade do festival, assumindo-se como evento de referência de percussão, não só no norte, como do país. Neste seguimento, traz uma vez mais artistas de renome nacional e internacional, aumentando consideravelmente o número de apresentações de grupos de percussão de conservatórios e universidades; e continua a apoiar o estágio de ensemble de percussão inserido no Festival”, menciona Tiago Ferreira, diretor artístico do FIPA.
Interrompido pela pandemia, o FIPA está de regresso, mantendo a premissa inicial “queremos privilegiar a troca de experiências entre alunos de diferentes conservatórios e universidades de música do país; estimular a convivência com artistas de topo, oferecendo a todos a oportunidade de partilhar música na região norte de Portugal, mais concretamente Amarante”, refere Francisco Laranjeira, o presidente do CCA.
A iniciativa procura ainda atrair novos públicos, apoiando a cultura portuguesa e permitindo ao público participar nos seus festivais a preços acessíveis. Na atual situação de pós pandemia, o grande objetivo passa por apoiar maioritariamente artistas portuguesas de renome e artistas portugueses em início de carreira.
Recorde-se que o FIPA teve a sua 1ªEdição em 2019, de 21 a 23 de novembro. O mote deste festival centrou-se na criação de pontes entre culturas, particularmente entre as culturas portuguesa e brasileira. Desta forma, o I FIPA trouxe a Amarante a oportunidade de participar em masterclasses e assistir a concertos de artistas de Portugal e Brasil. Por sua vez, a 2a Edição do FIPA realizou-se de 10 a 13 de Novembro de 2021. Este festival introduziu o Estágio de Emblemble de Percussão, uma vertente inovadora no país. Aumentou o apoio a realização de apresentações de escolas centradas nos grupos de percussão.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Valongo2022.06.28Valongo acolhe 2ª Edição do Switch to Innovation SUMMIT – Inovação Social com Tecnologia
Castelo de Paiva2022.06.28Castelo de Paiva acolhe maior Feira do Vinho Verde do país no próximo fim-de-semana
Lamego2022.06.28Município e Junta de Lamego acordam transferência de recursos
Paredes2022.06.28Rancho Regional de Paredes organiza 72º festival de folclore