Novum Canal

mobile

tablet

Paredes é palco das artes em madeira durante 16 dias na bienal Festival de Artes em Madeira
Fotografia: André Sena Alves

Paredes é palco das artes em madeira durante 16 dias na I Bienal Festival de Artes em Madeira

Partilhar por:

Paredes vai ser palco das artes em madeira durante 16 dias na I Bienal – Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP), que irá decorrer de 24 de setembro e 9 de outubro.

A autarquia paredense destaca, em nota informativa, que o festival irá integrar “uma bienal e um conjunto de eventos, de formato aberto a milhares de pessoas, ou a performances mais intimistas. O programa reserva diversos projetos artísticos onde se pretende enaltecer e mostrar os saberes e as tradições da arte em madeira”.

“Durante 16 dias, a organização vai celebrar e perpetuar as memórias, as artes e o saber-fazer dos mestres que trabalham a madeira em Paredes, com cerca de trinta iniciativas de acesso gratuito para toda a família, desde espetáculos de música, teatro, dança, poesia, artes plásticas, oficinas, exposições e roteiros experimentais pela futura rota do turismo industrial”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

O município realça que a programação principal irá estar concentrada na cidade de Paredes, no Parque José Guilherme e na Casa da Cultura, sendo pontuada por iniciativas por outros locais do concelho”.

A autarquia reforça, ainda, que o Festival de Artes em Madeira de Paredes representa um convite “a entrar naquele que é o mundo de conhecimento e experiência dos marceneiros, entalhadores, carpinteiros, escultores, artesãos e mestres das artes de trabalhar a madeira”.

O município afirma que “entre 24 de setembro e 9 de outubro o público vai poder honrar o trabalho dos mestres de Paredes, que marcam a identidade do concelho que é o principal produtor e exportador de mobiliário português”.

Fotografia: Câmara de Paredes

“A interdisciplinaridade e a liberdade criativa marcam as “Parcerias Criativas”, as Oficinas de Talha e de Escultura, as Exposições de Pintura de Agostinho Santos, as exposições de fotografia e de escultura resultados dos concursos FAMP 2022 e “A praça é nossa” instalação artística do designer austríaco Patrick Hubmann”, acrescenta o comunicado que nos foi endereçado que sublinha que “pensar o espaço público como lugar de encontros e desencontros conduziu-nos à ideia da criação de um espaço físico de partilha e de momentos especiais é o propósito de intervenção artística de Hubmann, no Parque José Guilherme”.

A câmara municipal informa que “A Praça é nossa!” é um projeto participativo que se alimenta das necessidades e vontades de quem cruza diariamente este lugar de passagem e que lhe dá corpo e forma”.

“ Depois de encontradas as principais ideias, com a participação da comunidade, avançamos para a construção de mobiliário urbano que promove o jogo, o lazer e o convívio, estimulando uma rede de pensamento e tolerância perante a diversidade” lê-se, ainda, na nota informativa que manifesta que “nesta primeira edição, destacam-se ainda os quatro roteiros embrionários pelo turismo industrial, limitados a 40 participantes que devem fazer inscrição prévia”.

Da programação cultural sobressai também a peça “VOID [Vazio], teatro de rua e novo circo, com direção artística de Paulina Almeida e o seminário “A Madeira do Som, O Som da Madeira”.

Os dois concertos finais estão reservados às bandas “Galandum Galundaina” e “Bando das Gaitas”.

Refira-se que o município de Paredes, em parceria com a Astro Fingido – Associação Cultural, promove o “concurso de fotografia e de escultura sobre a temática da sustentabilidade, apresentando os resultados da competição em exposição FAMP 2022”.

“ Na escultura o projeto vencedor será premiado com 500 euros. O concurso tem como principal objetivo promover a escultura em madeira e incentivar à reflexão sobre o tema do Festival em 2022 – a Sustentabilidade. Os três vencedores da área da fotografia recebem prémios no valor de 150 a 50 euros”, refere a autarquia que esclarece que o festival “Artes em Madeira” é promovido pela Câmara Municipal de Paredes e representa um investimento de cerca de 249.613,51€, financiado pelo NORTE 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Toda a programação do festival tem acesso gratuito e oferece um conjunto de iniciativas dirigidas a diferentes públicos.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!