Novum Canal

mobile

tablet

Lousada premeia alunos no âmbito do VI Concurso Literário "Ler Lousada"
Fotografia: Câmara de Lousada

Lousada premeia alunos no âmbito do VI Concurso Literário “Ler Lousada”

Partilhar por:

O município de Lousada premiou, os alunos do concelho no âmbito do VI Concurso Literário “Ler Lousada”, promovido pelo município, iniciativa que contou com a presença de 11 turmas de 4.º ano, de 10 escolas básicas do 1.º ciclo.

A autarquia de Lousada destaca que os alunos se basearam no livro “Conto do Moinho do Meio”, de Margarida Fonseca Santos.

Já os textos de 26 alunos do 6.º ano inspiraram-se na obra “A Misteriosa Cassandra” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Os cinco trabalhos de alunos de 9.º ano tomaram o livro “AGÁ 2.0”, de Ricardo Venâncio, como ponto de partida.

14 alunos do 12.º ano inspiraram-se na obra “Dieta da Poesia”, de Afonso Cruz, para escreverem os textos com que concorreram.

Citado em comunicado, o vereador da cultura, Manuel Nunes, destacou que “os livros juntam as pessoas e fazem-nas pensar e partilhar paixões. Por isso, fica a sugestão de oferecer ou emprestar aos filhos, alunos e pessoas que conhecemos, estes e outros livros de Lousada”.

“Estes são livros idealizados, feitos e produzidos em Lousada para os lousadenses, mas também para outras pessoas a quem os divulguemos. O Plano Municipal de Leitura – Ambiente é desenhado à medida dos alunos de Lousada e alcançou, junto da comunidade escolar, uma importância inquestionável. De salientar que, os prémios quer para os alunos, quer para as escolas, são livros” – acrescentou.

Fotografia: Câmara de Lousada

O município reforça que relativamente ao 4.º ano o 1.º prémio foi para “Quando queremos, todos falamos a mesma língua”, da Escola Básica de Sousela.

O 2.º prémio foi para o 4.º A da Escola Básica de Lustosa com o trabalho “Um final feliz…”, e o 3.º prémio para “Onde está a Lili?”,da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira), todos do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

Já no 6.º ano de escolaridade, o 1.º lugar foi atribuído ao trabalho “O Piquenique no Parque”, de Leonor Duarte Silva, do 6.º C, da EBS de Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

O 2.º lugar coube a Maria Inês de Sousa Morais, do 6.ºA, da EBS Lousada Oeste, do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, com “Os amigos em Los Angeles” e o 3.º lugar ficou o trabalho “A nova vida de Cassandra”, de Margarida Coelho S. F. Pinho, do 6.ºB, da EBS de Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.

“O mote para os trabalhos apresentados pelos alunos do 9.º ano foi o livro “Agá 2.0” e o 1.º lugar foi “AGÁ: Novo Espaço”, de Lara Sofia da Costa Pinto, do 9.º C, da Escola Secundária de Lousada, do Agrupamento de Escolas de Lousada, seguida por “O Regresso”, de Beatriz Filipa Pereira de Moura, e o 3.º lugar “AGÁ 3.0”, de Leonardo Manuel Pinto Moura, ambos do 9.º C, da EBS de Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca”, refere a nota informativa da câmara municipal, salientando que “dos trabalhos apresentados pelos alunos do 12.º ano destacaram-se “Da mentira à loucura: história e reflexões de António de Lousada”, de Paulo Sérgio Marques Coelho, “Encontrei-te pelo caminho”, de Mafalda de Morais Cimodera, ambos da EBS de Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, e “Retorno da Missão”, de Ana Miguel Babo Araújo Leite Ribeiro, da EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira) do mesmo agrupamento de escolas”.

A autarquia declara que “os prémios que alunos e escolas receberam foram monetários, mas convertíveis em livros”, salientando que os “prémios do 1.º ciclo, num total de mil euros, foram para as escolas”.

 Nos restantes ciclos de ensino os alunos tiveram prémios de 250, 150 e 100 euros e as escolas 500, 350 e 150 euros.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!