Joana Espadinha atua em Castelo de Paiva
Joana Espadinha atua em Castelo de Paiva, em concerto agendado para as 18h00, para o parque das Tílias, no âmbito do Ciclo Música em Cena, integrado no Festival Inventa.
A Câmara de Castelo de Paiva destaca, em nota informativa, que este é “um forte pretexto para ouvir Joana Espadinha em Castelo de Paiva, uma das novas revelações do panorama musical português, um talento musical aliado ao talento para a escrita, uma outra paixão”.
“A cantautora, com um estilo peculiar, lançou o seu primeiro disco que mistura Jazz com o Pop, Rock e Folk”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que reforça que a “cantora estudou Direito em Lisboa, Jazz em Amesterdão e promete fazer a diferença com as suas canções”.
“A música floresceu na sua vida de forma casual, influenciada muito embora pelo cante alentejano, de raízes familiares, e também por vários estilos musicais – da música popular, ao pop, à música brasileira – e por cantautores de referência como: Jorge Palma, Zeca Afonso, Fausto, José Mário Branco ou os mais novos JP Simões e Manuel Cruz”, acrescenta a mesma nota que sustenta que “este é um ciclo de concertos em que a palavra é o elemento central”.
Este ciclo de música em cena apresenta uma “programação artística que promove a exaltação da língua portuguesa, convidando a música a elevar a escrita, num novo ciclo do Festival Inventa, traduzido numa proposta de programação exclusivamente de música produzida em Portugal e cantada em português”,

“Esta premissa permite aos músicos prepararem um espetáculo em que a valorização das palavras e dos acordes criam momentos únicos de empatia e conexão entre a paisagem e o património”, alude a mesma nota informativa que sublinha que este ciclo de Música em Cena, com espetáculos ao ar livre e de entrada gratuita, apresenta uma “seleção de artistas emergentes, uns em ascensão e outros com forte implementação no panorama musical português, valorizando a palavra como expressão artística multidisciplinar”.
Este ciclo representa, também, “uma celebração dos cantautores, dos poetas e dos escritores musicais, complementando com a performance a solo e o espetáculo intimista, criando momentos raros de fruição entre a música, o poema e a paisagem”.
Recorde-se que o Festival Inventa está a dinamizar, desde “Maio de 2021, uma vasta programação cultural em rede, numa área geográfica correspondente a 14 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende”.
Já foram realizados (ou estão em curso), no âmbito do Festival Inventa, os projetos “Travessia do Rio (29 Maio 2021), Ciclo de Música ao Luar(Junho e Julho 2021), Filarmonia (Re)visitada (Novembro 2021 e Fevereiro 2022), Música em Comunidade (5 Março 2022), Ciclo de Circo Contemporâneo no Património (Março 2022), Ciclo de Performance Visual Musicada (Abril 2022), Em Cena para a Família (Maio e Junho 2022), A Festa – Projeto comunitário intermunicipal(Maio 2022), Escrita Guiada (Maio a Outubro 2022) e Escrita d’Aqui(Junho a Dezembro 2022)”.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Paredes2022.06.27Paredes: Mostra “oceanos” dos Alunos do Agrupamento de Vilela adverte para preservação dos oceanos
Saúde2022.06.27Portugal registou a 24 deste mês 17 casos prováveis de hepatite aguda pediátrica
Saúde2022.06.27365 casos confirmados de infeção humana por vírus da varíola dos macacos em Portugal
Desporto2022.06.27Portugal corre em casa e apresenta 19 ciclistas no Europeu de BTT. Penafidelense Tomás Gaspar integra comitiva nacional.