Novum Canal

mobile

tablet

Cooperativa Árvore acolheu concerto de Lançamento "Modinhas & Seguidillas"
Fotografia: DR

Cooperativa Árvore acolheu concerto de lançamento “Modinhas & Seguidillas”

Partilhar por:

A Cooperativa Árvore acolheu, no dia 11 Junho, o concerto de lançamento do projeto “Modinhas & Seguidillas”.

A organização destacou que este espetáculo consistiu “num conjunto cuidadosamente selecionado de belas canções de salão portuguesas e espanholas compostas entre a passagem do séc. XVIII para o século XIX em Portugal e Espanha (entre a Revolução Francesa e a Revolução Liberal Portuguesa), interpretadas por Bruno Ribeiro (à viola) e Ana Barros (voz soprano)”.

O concerto teve como foco “modinhas de vários autores portugueses (por ex. José Francisco Leal e Caldas Barbosa, entre outros) e as seguidilhas (boleros) do catalão Fernando Sor”.

A organização recordou, ainda, que “Bruno Ribeiro tocou com uma cópia de uma viola de 1825 de Louis Panormo, executada por Orlando Trindade, construtor especializado em instrumentos históricos”.

Fotografia: DR

“Estas canções são os melhores exemplos da música de salão que se fazia em Portugal e Espanha entre o final do séc. XVIII e primeira metade do séc. XIX e era apreciada tanto pelas classes burguesa como a aristocrática, e em que se encontram muitas características idiossincráticas destas regiões europeias (nomeadamente a influência das viagens atlânticas no caso português) e se consideram como seminais no posterior desenvolvimento dos principais géneros de música popular urbana portuguesa e espanhola, como o fado e o flamenco”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que esclarece que “os músicos que integram este projeto já se apresentaram anteriormente em duo num projeto de musica contemporânea sobre a historia de Inês de Castro, produzido pela Cooperativa Arvore (Porto), que se materializou em vários concertos no Norte do pais e foi editado em livro +cd pela editora Letras & Coisas, em colaboração com o pintor José́ Emídio”.

O projeto “Modinhas & Seguidillas” é financiado pela Direcção Geral das Artes – Ministério da Cultura da República Portuguesa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!