Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Prémios APOM 2022 distinguem a Rota do Românico

Partilhar por:

O projeto Cuidadores do Património da Rota do Românico venceu o Prémio APOM 2022, na categoria Inovação e Criatividade.

A cerimónia de entrega dos galardões, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, decorreu sexta-feira, 27 de maio, nas instalações da Academia Militar, na Amadora.

Fotografia: Rota do Românico

É a quarta vez que a Rota do Românico é distinguida pelos Prémios APOM, que têm como objetivo promover os agentes e instituições da museologia e do património nacionais, dando visibilidade ao seu trabalho.

Em 2013, foi reconhecida a qualidade da linha de “merchandising” da Rota e, em 2019, foi a vez do Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, vencer as categorias Trabalho de Museografia, Aplicação de Gestão e Multimédia e Filme, recebendo, ainda, uma menção honrosa como Melhor Museu do Ano. Em 2021, o Centro de Interpretação da Escultura Românica venceu a categoria Trabalho de Museografia.

Fotografia: Rota do Românico

O projeto Cuidadores do Património visa homenagear todos aqueles que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os bens patrimoniais da Rota do Românico, constituindo uma inestimável memória viva do local.

Em 18 de outubro de 2020, dia de São Lucas, o santo padroeiro dos médicos, a Rota do Românico celebrou, simbolicamente e pela primeira vez, o dia do Cuidador do Património, numa iniciativa inédita em Portugal.

Em 2021, a homenagem traduziu-se em diversas iniciativas, como um canal digital temático, uma exposição fotográfica itinerante, encontros intergeracionais, conferência digital e oferta de lembranças.

Atualmente, são mais de 40 os Cuidadores do Património distribuídos pelas diversas capelas, igrejas e mosteiros do itinerário de visita da Rota do Românico. Pessoas que, orgulhosamente, guardam, vigiam e partilham as histórias do seu monumento, num verdadeiro compromisso de vida, pessoal e familiar.

Fotografia: Rota do Românico

No passado dia 21 de maio, recorde-se, o projeto Cuidadores do Património da Rota do Românico venceu o prémio internacional TRANSROMANICA 2022, anunciado no Mosteiro de Huysburg, na Saxónia-Anhalt, Alemanha.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!