Novum Canal

mobile

tablet

Paços de Ferreira: Primeiro município do país a equipar todas as suas ipss´s com uma plataforma interativa de tecnologia adaptada
Fotografia: Foto ilustrativa

Paços de Ferreira: Primeiro município do país a equipar todas as suas ipss´s com uma plataforma interativa de tecnologia adaptada

Partilhar por:

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira equipou todas as instituições particulares de solidariedade social (IPSS´s) do concelho com computadores e programas interativos, adaptados à terceira idade, tornando-se, assim, no primeiro município do país a disponibilizar estas ferramentas digitais aos idosos.

A autarquia pacense destaca, em nota informativa, que no total foram entregues “17 sistemas interativos a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Paços de Ferreira, envolvendo cerca de 600 idosos em diversas atividades de estímulo físico e cognitivo, podendo aceder a conteúdo multimédia, música, filmes e notícias, assim como manter-se em contacto com a família e amigos através de videochamadas e troca de mensagens, fotos e vídeos”.

“Tudo isto através de um sistema adaptado, baseado em interfaces naturais, como o toque e o movimento do corpo, e perfeitamente adaptado àqueles que nunca tiveram contacto com as novas tecnologias”, reforça o município na mesma nota informativa que sublinha que este “investimento, apoiado por fundos comunitários, resulta de uma parceria com a empresa Sioslife, criada no âmbito do projeto “Cultur`arte – Cultura para todos” (um projeto de Inovação Social, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do Programa Norte 2020)”.

“A Sioslife – For Younger Spirits é uma empresa que atua na área do apoio à Terceira Idade através das novas tecnologias, procurando dar resposta aos problemas de literacia digital da população mais envelhecida, e sua consequente exclusão social”, acrescenta a câmara municipal que relembra que o projeto recebeu nota de mérito.

Fotografia: DR

A autarquia adianta que “para implementação do projeto “Cultur`arte – Cultura para todos”, apoiado por fundos comunitários, o município de Paços de Ferreira conta com o apoio da Sioslife, uma empresa especializa no desenho e criação de tecnologias adaptadas aos seniores, com um foco especial na inovação”.

“Este projeto foi distinguido com nota de mérito pelo Norte 2020 e vai diretamente de encontro aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Enquadra-se, também, como resposta às condicionantes impostas pela Covid-19, já que permitirá aos utentes estar em contacto direto com a sua rede social, observando todas as regras sanitárias em vigo”, alude o comunicado. .

A Câmara de Paços de Ferreira reforça que “de forma a levar este projeto, não só aos idosos nas instituições, mas àqueles que vivem nas suas casas e procurando combater o isolamento e solidão, desenvolveremos brevemente um projeto com tablets adaptados”.

“Esta solução passa por um tablet desenvolvido para a população sénior. Com um software adaptado às necessidades e às dificuldades desta parte da população. Estes tablets afiguram-se como uma oportunidade de modernização dos tradicionais sistemas de teleassistência”, acrescenta a nota enviada à comunicação social que relembra que o “cuidador e o idoso estão em permanente contacto em ambos os sentidos, seja através de chamadas de voz ou vídeo, ou das diversas ferramentas de monitorização do idoso. Este último pode também recorrer ao botão de emergência, que o conecta de imediato com um serviço, autoridade ou cuidador à escolha”.

“Tudo isto num ambiente inteiramente personalizado, tendo em conta os gostos e limitações de cada utilizador. Extremamente simples e intuitiva, a mais recente solução permite que a pessoa idosa encurte distâncias com a sua família e amigos, através de uma série de ferramentas de comunicação, enquanto promove a estimulação cognitiva, com um leque de aplicações que trabalham as distintas áreas cerebrais”, concretiza a Câmara de Paços de Ferreira.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!