Novum Canal

mobile

tablet

(C/ VÍDEO) Amarante: Inaugurada segunda fase do sistema viário central de Vila Meã

Partilhar por:

Foi inaugurada, este domingo, a segunda fase do sistema viário central de Vila Meã, Amarante, com a denominação toponímica de Avenida Jorge Magalhães Mendes.

José Luís Gaspar, o presidente da Câmara de Amarante, reconheceu que a inauguração desta variante representa um dia histórico para Vila Meã e para o concelho.

“É um dia histórico que marca uma transformação e vai permitir fazer com que Amarante e Vila Meã ganhem uma nova centralidade. Vila Meã há cerca de cem anos atrás era uma plataforma comercial por excelência de Amarante e de toda esta região vizinha, mas foi perdendo essa posição devido a algumas estratégias menos conseguidas. Acho que a política que está a ser seguida vai devolver a Vila Meã uma nova centralidade na região”, disse, admitindo que esta é uma obra com um investimento significativo.

“Convém dizer que não se faz desenvolvimento, sem investimento e entre a primeira fase e a segunda fase estamos a falar de 3,5 milhões de euros que foram investidos. Falta uma próxima etapa cujo projeto está já a ser desenvolvido, que liga o eixo central de Vila Meã à Avenida Nova e depois consequentemente ao Largo da Feira. A obra irá ter ainda uma quarta fase, mas que já não será para o meu mandato seguramente, que irá ligar o Largo da Feira a Oliveira e depois os equipamentos com uma zona de acolhimento empresarial, que é fundamental para o concelho, porque fixa pessoas. Vila Meã precisa urgentemente destes equipamentos e estamos a trabalhar nesse sentido”, precisou, sustentando que este ano o projeto fica pronto a ser lançada a última fase.

“Existem problemas de expropriação. Este eixo central devia já ter começado há três anos antes, mas demorei três anos a comprar o primeiro terreno, aliás, fruto da expropriação. Estamos a falar de uma obra desejada por todos, mas não de todos. Havia alguns que tinham algumas dúvidas e por isso foram necessários três anos a arrancar com este processo. Não sei o que é que vai acontecer na expropriação na compra dos terenos necessários para chegar ao Largo da Feira. Poderá ser feito em duas fases, primeiro até à Avenida Nova e depois para o Largo da Feira. Quero acreditar que para o ano irei lançar a obra”, expressou.

Fotografia: Câmara de Amarante

José Luís Gaspar enfatizou, ainda, o contributo do antigo vice-presidente da autarquia, Jorge Magalhães Mendes. cujo nome foi atribuída a esta avenida, em sua homenagem, salientando que esta é uma obra do ex-autarca.

“É ele que deve ser no futuro lembrado. Foi ele que a pensou e a quis fazer. Em finais de 2013 e na semana em que tomamos posse, ele pediu uma reunião com a CCDR-N e levou os técnicos para trabalhar a questão do PDM. Amarante em 2017 tinha o PDM aprovado, o terceiro da zona norte, e isto foi um feito. O Jorge teve um papel importante na questão do trabalho que estamos a fazer no rio. Partilhava a vontade de trabalhar a zona ribeirinha. O Jorge era um bom estratega, sabia planeamento e tinha uma clareza de raciocínio e esta é uma homenagem mais que justa para esse grande homem”, manifestou.

Lino Macedo, presidente da Junta de Freguesia de Vila Meã, relevou a importância deste investimento.

“Estou extremamente feliz. Estamos a falar de um projeto que tem mais de 30 anos e hoje foi o culminar de um investimento determinante para Vila Meã. A parte mais difícil já foi executada e felicidade é a palavra que descreve melhor o meu estado de espírito”, atalhou, reconhecendo que a construção desta via será mais um fator para o desenvolvimento de Vila Meã.

“Particularmente fico feliz porque faço parte deste projeto. A obra começou comigo e espero finalizá-la. Esta via irá, também, permitir fixar pessoas no território. Com a abertura desta variante, a disponibilidade dos terenos, acredito que haja construção e havendo construção há pessoas, há empresas e criação de emprego. No fundo, desenvolvimento”, avançou.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!