(C/VÍDEO) Valongo já faz parte da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago
Nos próximos meses, os peregrinos dos Caminhos de Santiago vão poder atravessar o concelho de Valongo, graças à revitalização de itinerários antigos.

A autarquia valonguense destaca, em nota informativa, que o “projeto está em desenvolvimento desde dezembro”, salientando que quem “está a pensar percorrer os Caminhos de Santiago”, vai poder, “nos próximos meses, escolher novos itinerários e conhecer pontos de interesse do Concelho de Valongo, tais como a Aldeia de Couce – classificada como Aldeia de Portugal e emoldurada pelo Parque das Serras do Porto – e as cidades de Valongo, sede de Concelho, e Alfena, terra do brinquedo tradicional”.

A autarquia avança que o “processo de revitalização dos itinerários teve início em dezembro de 2021 e conta com a colaboração do Centro de Estudos Jacobeus – a ideia é recorrer a fundamentação histórica sobre a região e o próprio Caminho. Note-se que, no século XX, os Caminhos de Santiago já passavam em Valongo depois de uma primeira sinalização na década de 1990 feita pelo Clube Unesco da Cidade do Porto”.
“Para o Centro de Estudos Jacobeus, esta é uma excelente iniciativa da Câmara Municipal de Valongo para renovar um itinerário com muitas centenas de anos, entretanto estagnado”, acrescenta o comunicado que nos foi endereçado que reforça que “este é um trabalho em desenvolvimento”.
A Câmara de Valongo esclarece que este sábado foi efetuada mais uma etapa de “remarcação entre o Parque da Cidade de Valongo e o Parque de São Lázaro, em Alfena, com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues”.

“Em sentido contrário ao Caminho de Santiago, encontra-se a ser sinalizado o Caminho de Fátima, a cor azul, com vista a oferecer aos peregrinos, que se dirigem a sul, caminhos alternativos às estradas nacionais”, afiança a autarquia que sustenta que a “etapa anterior, procedente de Arrifana, já conta com a remarcação concluída na parte inicial, graças à ajuda de voluntários”.
A jusante do concelho de Valongo, encontra-se, igualmente, marcado nos concelhos de Santo Tirso e Famalicão, onde, na igreja da Portela, faz ligação ao caminho que segue do Porto em direção a Braga.
O comunicado que nos foi endereçado aponta, ainda, várias razões para optar pelos itinerários que passam no município de Valongo.
“A arquitetura religiosa destaca-se ao longo de todo o território, em particular, na freguesia de Ermesinde. Lá pode conhecer a Igreja da Santa Rita, um dos maiores santuários do país e ponto de peregrinação. Também na sede do concelho encontra a Igreja Matriz de Valongo, um imponente edifício construído com os impostos do pão”, aponta o nota de imprensa que destaca a “lousa, também conhecida como ardósia, cuja extração se mantém ainda hoje, na freguesia de Campo, e é visível a partir de vários miradouros no Parque das Serras do Porto. Destaque também para o brinquedo tradicional, produzido ainda hoje pelas mãos de vários artesãos, em madeira, nas freguesias de Ermesinde e Alfena”.

“Caminhar vai, com certeza, abrir-lhe o apetite e neste Concelho não faltam boas opções gastronómicas. A regueifa a iguaria mais famosa – que, inclusive, deu ao Concelho o nome de “Terra do Pão” – está à sua espera aos fins-de-semana nas tradicionais padarias de Valongo (algumas ainda com fabrico em forno a lenha). Para os peregrinos mais gulosos, o recomendável é fazer uma pausa com o pretexto de provar os biscoitos típicos das biscoitarias da região: cacos, torcidos, milhos, fidalgos, entre muitas variedades. Já agora, aproveite para visitar a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo, onde poderá conhecer um pouco da história local ligada à panificação e confecionar o seu próprio biscoito, metendo as “mãos na massa”, acrescenta o comunicado que reforça, ainda, que “consoante a época do ano, também não faltam festas e romarias. A Bugiada e Mouriscada, na vila de Sobrado, é uma manifestação popular com direito a recriações históricas e trajes muito característicos. Tome nota: acontece no dia de S. João, 24 de junho. As festas da cidade em honra de S. Mamede acontecem em 17 de agosto, em Valongo”.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Desporto2022.05.23São Lourenço do Douro goleia Dragões Sandinenses
Desporto2022.05.23FC Cête perde no arranque do apuramento de campeão da 2.ª divisão
Desporto2022.05.23AD Várzea FC vence Várzea Douro e lidera apuramento de campeão
Desporto2022.05.23Paredes: Lugares de acesso à Liga 3 definem-se na última jornada