Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Penafiel Racing Fest está de volta a todo o gás

Partilhar por:

O melhor do desporto motorizado nacional e europeu vai estar em Penafiel. Pilotos de várias nacionalidades vão disputar as provas de Rali “Taça Joaquim Santos” e várias outras modalidades, ao longo de três dias e por todo o concelho.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia da covid-19, o maior e mais diversificado festival motorizado da Europa, único no Mundo, regressa nos dias 8, 9 e 10 de julho com muitas novidades

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, manifestou, em declarações ao Novum Canal, estar confiante que a edição deste ano volte a ser um sucesso.

“Depois de dois anos em que a pandemia impediu-nos de acolher aquele que é um evento de características únicas na Europa e no mundo, que junta seis modalidades de desportos motorizados, num único fim de semana. Estou certo que esta vai ser uma grande edição porque os clubes estão motivados e os dois anos de pausa serviram para aprimorar a organização. A edição deste ano integra duas provas que fazem parte de campeonatos nacionais”, disse, salientando que além da competição, este evento promove aquilo que designou como uma verdadeira festa, atraindo milhares de pessoas a Penafiel e ao concelho.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“Foram criados momentos para todos, não apenas para a competição, mas, também, para o entretimento para as famílias e as crianças. Contamos com a presença de milhares de visitantes”, afirmou, frisando que em 2019 foram cerca de 100 mil o número de pessoas que assistiram às mais variadas provas.

O chefe do executivo penafidelense realçou, que este evento ímpar tem, também, impactos na economia local.

“O Penafiel Racing Fest além de juntar os amantes dos desportos motorizados, tem como objetivo proporcionar momentos de lazer e fomentar o tecido empresarial e o comércio. Beneficia a hotelaria, os restaurantes, mas também, o comércio local que aproveitaa para faturar. Existe um impacto significativo na economia local. Os dados de que dispomos permitem-nos dizer que estes ganhos andam acima dos 250 mil euros que se geram por via deste evento”, atalhou.

Óscar Coelho, da organização, mostrou-se igualmente otimista e confiante que a adesão do público vai ser elevada.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“A edição deste ano tem algumas novidades. Destacar a confiança que as federações depositaram na organização do Penafiel Racing Fest que vai integrar as provas de Drag Racing e Super Enduro, provas do campeonato nacional das modalidades. Vamos ter algumas novidades no desenho da prova. Nas freguesias, a Taça Joaquim Santos irá manter o mesmo figurino até porque não queremos alterar o figurino e o que foi feito anos anteriores. No centro da cidade vamos ter algumas alterações, no trial urbano e super enduro a pista vai-se ser alterada, vamos ter um fun zone, bandas e dj´s”, expressou, admitindo que o objetivo passa por melhorar a qualidade em cada uma das modalidades e elevar o patamar deste evento desportivo.  

Óscar Coelho frisou que a organização terá entre 70 a 80 pessoas a trabalhar afincadamente, sendo que o número de pilotos será de cerca de 200 em todas as modalidades, sendo que 70% são da região do Tâmega e Sousa.

O evento contará, ainda, com a presença de pilotos do país, os melhores pilotos nacionais, o que irá elevar o patamar e a qualidade do evento desportivo.

Fotografia: Câmara de Penafiel

A autarquia penafidelense destaca, em nota informativa, que o programa trará o melhor do desporto motorizado nacional e europeu, com vários pilotos de várias nacionalidades.

Além das provas de Rali “Taça Joaquim Santos”, o Penafiel Racing Feste irá integrar as provas de “ Super Enduro, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Clássicos, Drag Racing, e uma Corrida de Motos Clássicas 50cc e 85cc, ao longo de três dias e por todo o concelho.

A grande novidade da edição é a integração de duas provas, o Drag Racing e o Super Enduro, no Campeonato Nacional das respetivas modalidades.

O município reforça que “tal como nos anos anteriores, o palco principal do Penafiel Racing Fest vai situar-se na cidade, desta vez, mais centrado na zona do Campo da Feira e do Jardim do Calvário, sendo que, como é hábito, os carros de rali, daquela que é prova rainha, vão levantar poeira em diferentes freguesias do concelho, nomeadamente, Guilhufe, Urrô, Irivo, Rans, Duas Igrejas, Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim e Vila Cova”.

“A segurança nas zonas-espetáculo continua a ser prioridade para a organização, que está a trabalhar no sentido de assegurar condições seguras de competição para os pilotos, mas também de colocar o público perto da emoção e longe do perigo”, acrescenta a nota informativa que foi endereçada à comunicação social que acrescenta que “a Fun Zone “Family and Youth Friendly”, completamente dedicada a promover o espírito do festival motorizado penafidelense para toda a família, vai contemplar vários momentos de entretenimento, desde o ‘McDonald’s Rally Kids’ e o radiomodelismo para os mais pequenos, até a espetáculos de música ao vivo, dj’s e artes performativas”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!