Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) CCDR-Norte alcança meta de execução do Norte 2020 e alerta para impactos da crise económica

Partilhar por:

 A região Norte representa 42% dos fundos comunitários executados no Portugal 2020, ou seja, mais de 6300 milhões de euros.

A informação é avançada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-Norte) que destaca, em nota informativa, que “este é um dos dados revelados no boletim NORTE UE publicado pela CCDR-Norte, no contexto da realização de encontros, ontem e hoje, em Guimarães, com a Comissão Europeia e o Comité de Acompanhamento do NORTE 2020, programa por cuja gestão a CCDR-Norte é responsável”.

O boletim reforça que o “programa regional NORTE 2020 é o principal instrumento dos fundos europeus ao serviço da Região Norte, com um contributo na ordem dos 3,4 mil milhões de euros, cerca de um terço do total dos fundos europeus aprovados em projetos de investimento. No ano de 2021, o NORTE 2020 aplicou mais de 650 milhões de euros de fundos, alcançando uma taxa de execução de 62,3 por cento, acima da meta fixada”.

Fotografia: CCDR-Norte

Citado em comunicado, o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, referiu o facto de o Norte ser “um excelente executor de fundos comunitários, mesmo no contexto da crise da pandemia”.

Nestes encontros, o presidente da CCDR-NORTE prestou também “informações a respeito da atual situação de aplicação do NORTE 2020 e das metas para 2022”.

 “Os objetivos de execução de 2022 são ainda mais exigentes, atendendo ao contexto de crise económica que atravessamos, alimentada pelos impactos de outras crises, como a energética e da guerra na Ucrânia”, disse, salientando que os “aumentos de preços na energia, em matérias-primas e equipamentos e algumas quebras em cadeias de fornecimento importantes poderão condicionar a execução de investimentos, nomeadamente daqueles que se encontram mais ligados à construção e à aquisição de tecnologia”,.

O presidente da CCDR-Norte declarou que “esta situação justifica um acompanhamento de proximidade e a adoção de medidas excecionais de apoio à execução dos fundos”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!