Novum Canal

mobile

tablet

OPINIÃO NUNO SERRA

Artigo de Opinião: Pela Democracia, Votar! Votar!

Partilhar por:

No próximo domingo os Portugueses terão a oportunidade de sufragar aqueles que se propuseram a liderar os destinos do nosso País e a representar todos os Portugueses nos próximos anos.

Pode, à partida, parecer algo de somenos importância, mas é na realidade a expressão máxima da nossa Democracia e do nosso quotidiano, tal como o conhecemos. É a afirmação da nossa Liberdade e da nossa Independência. É no fundo o resultado de 900 anos da história de Portugal.
Por isso, sim! o voto de cada um vale a pena e faz a diferença!
Sim, o voto de cada um é fundamental para o normal funcionamento da nossa democracia.

Quanto a mim, votarei consciente e bem esclarecido no meu PSD, o partido que milito há mais de vinte anos, porque acredito nas suas causas, nos seus princípios e mesmo que nem sempre de acordo com o caminho traçado pelos seus líderes, considero ser esta a melhor escolha para um Portugal mais estável e preparado para um crescimento firme e sustentado.

Rui Rio, não tendo sido a minha escolha para liderar o partido, tem a legitimidade atribuída pelo escrutínio interno, tem a inteligência, a competência e a experiência acumuladas ao longo da sua carreira politica e autárquica, e tem acima de tudo, a obrigação de tirar o país deste marasmo e desta governação desastrosa a que o PS nos tem levado e cujo resultado será seguramente mais uma bancarrota, e desta vez com a conivência do BE e da CDU.

Finalmente, mas não menos importante, o meu voto vai também no sentido de eleger novamente um conjunto de Deputados que nos irão representar na Assembleia da República e que entre eles está um, o Professor António Cunha, que para além da amizade que nos une, merece toda a minha confiança, pela dedicação e empenho que tem colocado na tentativa de resolver o problema da Poluição do Rio Ferreira, sem nunca desistir, e que certamente continuará a representar dignamente o interior do Distrito do Porto.

Mas as opções são imensas e para todos os gostos, uma vez que se apresentam a escrutínio quase duas dezenas de forças politicas. Poder-se-á sempre questionar a qualidade ou até a falta dela nos candidatos, mas o que não se pode nunca, é deixar de votar. E se nenhum deles vos merecer a confiança do voto, resta-vos ainda assim, a possibilidade do voto em branco, que carrega em si, uma mensagem pesada, mas clara. Quanto à possibilidade do voto nulo (propositado) considero apenas um voto estúpido, uma vez que não tem qualquer leitura política ou efeito prático.

Iremos a votos num contexto difícil de pandemia, em que, pela garantia de não excluir ninguém da possibilidade de votar, haverá toda uma logística pesadíssima, colocando milhares de pessoas em risco de contágio, um pouco por todo o País.
Veja-se por exemplo o caso da Cidade de Lordelo, que terá cerca de 60 pessoas destacadas para trabalhar durante todo o dia, no Pavilhão de uma escola, com os devidos equipamentos de protecção individual, mas ainda assim, correndo riscos, com o único objectivo de garantir o normal funcionamento do ato eleitoral, dando a possibilidade a cerca de 8.500 eleitores, de exercerem o seu direito de voto.

Defendo há anos o voto electrónico, que daria outras garantias nos resultados, outra fluidez e rapidez e outro conforto aos eleitores, e neste contexto pandémico, outra segurança a todos os intervenientes deste processo. Não é nada de novo ou inovador, já existe em muitos países, e com os avanços tecnológicos a que assistimos actualmente, parece-me incompreensível ainda não ter sido implementado este sistema em Portugal.

Votar é portanto, mais do que um direito, um dever, diria até, uma obrigação, uma atitude de respeito por todos nós portugueses, pelos nossos antepassados, mas sobretudo pelas gerações futuras.

Por isso, no próximo domingo, Vote, e não deixe que ninguém decida por si. Vote esclarecido, em consciência e com convicção, porque se assim for, votará certamente por Portugal!

Nuno Serra
Presidente da Freguesia de Lordelo


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!