Novum Canal

mobile

tablet

Cinfães: Comissão Política do PSD considera “lamentável” situação sobre "alegada" inauguração da nova unidade de saúde
Fotografia: Câmara de Cinfães

Cinfães: Comissão Política do PSD considera “lamentável” situação sobre “alegada” inauguração da nova unidade de saúde

Partilhar por:

A Comissão Política do PSD Cinfães reagiu, através de comunicado, à alegada inauguração da nova unidade de saúde de Nespereira, em Cinfães, que motivou críticas inclusive por parte da Junta de Freguesia de Nespereira.

“A Comissão Política do PSD de Cinfães considera lamentável toda a situação que ontem envolveu a presença do Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, da Diretora Executiva da ACES Baixo Tâmega, Teresa Moreno e Glória Perpétua da ACES, os vereadores do Município de Cinfães, Sónia Soares e Mário Leitão (simultaneamente antigo presidente da Junta de Freguesia de Nespereira), Luís Sequeira e Rita Segadães, engenheiros da CMC e Alves Pinto, anterior secretário da mesma Junta e, ainda, os meios de comunicação social locais Jornal A Verdade e Rádio Montemuro; sem, sobre este acontecimento, ter sido dado conhecimento ao atual Executivo da Junta de Freguesia”, lê-se no comunicado que nos foi endereçado pela Comissão Política social-democrata.

Neste processo, os sociais-democratas criticam a forma  como o próprio executivo da Câmara de Cinfães geriu este assunto, reagindo através de um comunicado na página oficial do município.

“Mais lamentável e merecedora do nosso repúdio é a justificação, mais tarde apresentada na sua página pessoal e no website do Município, do Presidente Armando Mourisco. Em vez de um pedido de desculpas endereçado aos Nespereirenses e a todos os Cinfanenses, o Presidente decidiu rotular de forma profundamente negativa um Executivo legitimamente e recém eleito de uma freguesia do seu concelho”, refere o PSD

“Em comunicado, Armando Mourisco apelida de “reunião de trabalho” promovida pela ARS Norte, uma visita que, além de todas as personalidades presentes, contou ainda com a cobertura de meios de comunicação social locais. Utilizar este facto como justificação é, no mínimo, subestimar a inteligência dos Nespereirenses e Cinfanenses. Até porque, em declarações à Rádio Montemuro, entretanto tornadas públicas, o Presidente da ARS Norte afirma “viemos inaugurar estas instalações aqui”, referindo-se à nova Unidade de Saúde de Nespereira”, acrescenta o comunicado.

Fotografia: PSD Cinfães

O PSD Cinfães avança, mesmo, que irá denunciar a situação à Comissão Nacional de Eleições, referindo-se a esta como “uma manobra de propaganda política do partido socialista”.

“Assim, de forma inequívoca, percebe-se que o evento, apelidado de reunião ou visita, foi afinal uma inauguração, que é, aliás, um evento proibido em pleno período de campanha eleitoral. Por este motivo, irá esta Comissão Política apresentar à Comissão Nacional de Eleições uma queixa pelo sucedido, que mais não é do que uma manobra de propaganda política do partido socialista”, dizem os sociais-democratas.

“Lamentamos, ainda, que o atual presidente não tenha aproveitado o seu comunicado e demais declarações contraditórias e pouco explícitas à comunicação social, para esclarecer algumas situações referentes a esta freguesia que carecem ainda de explicação, nomeadamente: a razão pela qual, depois da sua derrota em Nespereira nas últimas Eleições Autárquicas, algumas obras até então usadas como bandeira tenham deixado de ser prioridade, tais como a zona industrial e a ligação aos Passadiços do Paiva; a existência de cortes nos apoios nunca antes vistos a instituições da freguesia, como recentemente à Associação de Solidariedade; e a redução brutal no valor da delegação de competências a esta Junta, em especifico, a anulação da verba referente à manutenção do Parque Nossa Senhora de Lurdes, justificando a decisão com a descoberta recente de que este não era um espaço municipal”, avançam os sociais-democratas que declaram “ um apoio inequívoco e total ao atual Executivo da freguesia, assumindo o compromisso de que tudo faremos para defender o interesse e as instituições do nosso concelho, de qualquer das suas freguesias, quaisquer que sejam os partidos dos eleitos”.

Comunicado publicado no site da autarquia reitera que equipamento não foi inaugurado

Também, esta quarta-feira, a Câmara de Cinfães divulgou, na sua página oficial, um comunicado em que reitera que o equipamento, em causa, ainda não foi inaugurado, tendo a alegada inauguração, que a Junta de Freguesia de Nespereira invoca, não passado de uma “visita de trabalho”.

“Tendo a Câmara Municipal tomado conhecimento que a Junta de Freguesia de Nespereira emitiu um comunicado, na sua página da internet e redes sociais, sobre a visita às novas instalações da Extensão de Saúde de Nespereira, do Sr. Presidente da ARS Norte, esclarece-se o seguinte: no passado dia 24 de janeiro abriu portas a nova extensão de saúde de Nespereira, uma obra muito ansiada pelo município, para Nespereira e para os cerca de mil e setecentos utentes. Obra realizada pela câmara municipal num investimento de cerca de 330 mil euros, com financiamento dos fundos comunitários;  hoje, dia 26 de janeiro, o Sr. Presidente da ARS do Norte, Dr. Carlos Nunes, entidade responsável pela gestão funcional da saúde, realizou uma visita de trabalho à extensão de saúde, para verificar in Loco as instalações, bem como o funcionamento das mesmas, aproveitando ainda o contacto com os profissionais de saúde que aí trabalham”, refere o comunicado que se encontra plasmado no website do município.

“A Câmara Municipal de Cinfães, foi convidada pela ARS Norte para essa visita e reunião de trabalho, no entanto, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, não pode estar presente por se encontrar em isolamento, fazendo-se representar pela Vereadora da Saúde Sónia Soares e pelo vereador Mário Leitão. Esclarece-se que tal visita nem sequer foi programada pelo Município, mas pela ARSN, que endereçou o convite. Não se tratou, pois, de qualquer inauguração (aliás proibidas neste tempo de campanha eleitoral)!”, acrescenta a publicação.

O comunicado que está assinado pelo presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, esclarece, ainda, que em breve a autarquia irá proceder à inauguração deste equipamento.

“Em breve procederemos à inauguração, convidando, como sempre, presidentes de junta e vereadores, presidente e deputados à assembleia municipal, instituições e a população, essa sim, razão deste trabalho empenhado e dedicado que temos realizado em prol de Nespereira e de Cinfães, e em cuja placa de inauguração ficará bem gravado o nome dos responsáveis pela execução de mais este importante investimento!”, refere a nota informativa que repudia o teor do comunicado partilhado pela Junta de  Freguesia de Nespereira.

“Repudia-se, pois, o comunicado da Junta de Freguesia de Nespereira, pela inverdade transmitida, com o único objetivo de criar confusão e manter um clima de guerrilha política junto dos Nespereirenses.  Assim se repõe a verdade, quando a mesquinhez política se confunde com o bom funcionamento da causa pública!”.

Fotografia: Câmara de Cinfães

Recorde-se que em declarações ao Novum Canal, Armando Mourisco informou, ainda, que “para essa visita de trabalho( contato com os profissionais e visita às instalações), foi convidado pelo presidente da ARS Norte, mas não pode estar presente por se encontrar em isolamento, tendo-se feito representar.

“A sede de guerrilha política influencia a governação da junta de freguesia, que, de modo impróprio reage, sem maturidade, sem averiguações, provocando reações pouco simpáticas e ofensivas, ao ponto de até designarem o Presidente do município de ditador. É o que faz a falta de conhecimento e de responsabilidade (e já agora falta de formação/educação dos distribuidores de impropérios!)”, disse.

“Ao invés de estarem felizes por mais uma excelente obra (das muitas que a câmara colocou e continua a colocar ao serviço da população de Nespereira) e procurarem continuar o excelente trabalho que receberam, preferem guerrilha política e irresponsabilidade”, acrescentou, reiterando que em breve a câmara municipal procederá à inauguração,” convidando presidentes de junta e vereadores, presidente e deputados à assembleia municipal, instituições e a população, essa sim, razão deste trabalho empenhado e dedicado que tenho (com os meus colaboradores) realizado em prol de Nespereira e de Cinfães, e em cuja placa de inauguração ficará bem gravado o nome dos responsáveis pelo desenvolvimento desta nossa terra!”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!