Novum Canal

mobile

tablet

Castelo de Paiva: Ministro das Infraestruturas e da Habitação garante que IC35 será uma realidade

(C/ VÍDEO) Castelo de Paiva: Ministro das Infraestruturas e da Habitação garante que IC35 será uma realidade

Partilhar por:

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu, esta quinta-feira, em Castelo de Paiva, numa ação de campanha que decorreu no município, que o I35 será uma realidade, tem já financiamento garantindo e projeto de execução.

“É uma obra estruturante para o concelho de Castelo de Paiva e para a região, que as pessoas há muitos anos ambicionavam. Fora feitas muitas promessas durante muito tempo, mas a verdade é que ninguém tinha concretizado a obra. Finalmente a infraestrutura está no programa de Recuperação e Resiliência, temos o dinheiro, temos o projeto de execução, temos apenas uma questão ainda para resolver com a Agência Portuguesa do Ambiente. Estão a decorrer conversações com a Agência Portuguesa do Ambiente para que seja emitida a declaração de impacto ambiental para, então, a seguir, passarmos para a obra”, disse, salientando que é o que falta, neste momento, no caso da ligação Penafiel/Rans.

“Temos o  dinheiro, está comprometido em Bruxelas. Esta ligação vai ser uma realidade, já ninguém vai conseguir travar isto. Representa uma grande conquista de Castelo de Paiva”, afirmou, reiterando que esta é uma via estruturante para toda a região, manifestando ter oportunidade de poder concretizar um projeto que foi lançado pelo PS e pelo atual Governo.

“Foi prometido por muita gente, muita gente fez zero sobre esta infraestrutura, mas nós estamos a conseguir dar expressão a esta obra”, declarou, confirmando que a via está pendente apenas  de um pequeno diferendo com a Agência Portuguesa do Ambiente para avançar.

“Julgo que conseguiremos resolver isso e queremos avançar para a fase de empreitada e executar esta obra a tempo, porque dispomos de uma verba que tem de ser executada, o mais tardar, até 2026, e temos de a executar o mais depressa possível. Se conseguirmos antes melhor”, sustentou.

Pedro Nuno Santos referiu-se, também, à variante à EN 222 como sendo uma obra estruturante, fundamental para o desenvolvimento económico e do tecido empresarial de Castelo de Paiva, que irá estabelecer a ligação da Zona Industrial de Lavagueiras, em Pedorido, ao nó da A32 em Canedo.

“No Programa de Recuperação e Resiliência, o Governo conseguiu apesar de alguma resistência da Comissão Europeia uma verba muito relevante para algumas ligações rodoviárias, sendo esta ligação também determinante para o desenvolvimento de Castelo de Paiva que irá permitir criar condições para a fixação de novo investimento, novas empresas, aumentar a criação de riqueza e de emprego. O IC35 e a ligação da variante à EN 222 são dois projetos infraestruturais que vão revolucionar a forma como Castelo de Paiva se relaciona com o resto do país, o litoral, com o Porto e mesmo com o sul e isso vai trazer novas oportunidades de desenvolvimento para Castelo de Paiva e o município são será o mesmo depois de conseguirmos concretizar estas duas ligações”, expressou.

“.Para conseguirmos concretizar estas duas ligações é importante que o PS ganhe e que posa continuar este trabalho que iniciei de ligar Castelo de Paiva à A32 e ligar o concelho pelo IC35 a Penafiel”, afirmou, confirmando que estas a acessibilidades irão possibilitar, também, uma melhorar a ligação do concelho aos grandes eixos rodoviários do litoral.

O governante expressou, ainda, que a implementação destes dois investimentos é determinante para a sustentabilidade económica nesta zona do país.

Falando da sua deslocação a Castelo de Paiva, Pedro Nuno Santos, manifestou que o concelho é um território importante para o PS e para o Governo.

“Este é um concelho onde temos trabalho feito, com um Governo a iniciar e promover a concretização destas reivindicações antigas, seja o IC 35, seja a variante à EN 222 e por isso quis vir a Castelo de Paiva renovar esse compromisso e a vontade de sermos nós a concretizar aquilo que começamos”, sublinhou.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!