Novum Canal

mobile

tablet

CHTS é o primeiro e único hospital do país com serviços certificados na área de enfermagem
Fotografia: CHTS

CHTS é o primeiro e único hospital do país com serviços certificados na área de enfermagem

Partilhar por:

Em 2019, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) iniciou, na área de Enfermagem, um projeto inovador a nível nacional, abraçando o projeto lançado pela Ordem dos Enfermeiros (OE), a Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (AIFCPC).

O CHTS destaca em comunicado que este projeto “certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e que garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através de peritos na área”, sendo  “à data atual, o CHTS é o primeiro e único hospital do país com serviços certificados no âmbito da AIFCPC e, além dos nove serviços que já obtiveram idoneidade formativa, lidera também, a nível nacional, o número de candidaturas com 19 candidaturas submetidas e sete a ser construídas na plataforma”.

O CHTS avança que esta informação pode ser diretamente consultada na página oficial da idoneidade formativa da OE.

“Os serviços do CHTS já certificados pela OE são “Especialidades Cirúrgicas, Cirurgia 2, Serviço de Urgência Básica, Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, Unidade Intermédia Polivalente, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, Medicina unidade funcional 1, Medicina unidade funcional 3 e Unidade de Hospitalização Domiciliária”, lê-se na nota que nos foi endereçada.

 “A Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica em Enfermagem é um projeto nacional da OE com o objetivo de certificar que um determinado contexto da prática clínica tem um ambiente favorável e propício à aquisição e desenvolvimento de competências e apoiem a melhoria da prática profissional”, acrescenta a mesma nota informativa, que reforça que “esta certificação de competências e qualidade dos cuidados de enfermagem garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiros especialistas. Paralelamente”.

CHTS é o primeiro e único hospital do país com serviços certificados na área de enfermagem
Fotografia: CHTS

Ainda de acordo com o CHTS, a” certificação de competências de ensino nos mais diversos serviços do centro hospitalar é também garantia da prestação de melhores cuidados à população, acompanhado com um maior número de enfermeiros especialista”.

 O CHTS esclarece ainda que “estes contextos têm permitido que o CHTS desempenhe um forte papel como Hospital Escolar e, em 2021, recebeu cerca de 1000 alunos de Licenciatura em Enfermagem e 229 alunos de cursos pós-licenciatura. A concessão de idoneidade formativa aos serviços do CHTS é, por isso, uma mais-valia na formação e futuro profissional destes alunos”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!