Novum Canal

mobile

tablet

“A Escola da Floresta de Lousada” venceu o Orçamento Participativo Jovem 2022
Fotografia: Câmara de Lousada

(C/VÍDEO) “A Escola da Floresta de Lousada” venceu o Orçamento Participativo Jovem 2022

Partilhar por:

A proposta “A Escola da Floresta de Lousada”, da autoria de Juliana Nunes Gomes, foi projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2022, tendo obtido 548 votos.

A autarquia esclarece, em comunicado, que o projeto “A Escola da Floresta” ou “Forest School” é uma “metodologia de aprendizagem que faz parte do ensino sueco há mais de 100 anos!”

“ Assim, queremos criar uma oportunidade única e cada vez mais necessária de reconexão das crianças com a Natureza e todos os seus benefícios, emocionais, afetivos, motores e cognitivos. Uma floresta é uma escola sem paredes, é um local de aprendizagem por excelência!”, refere a autora do projeto  que salienta que “com este financiamento pretendemos a criação de um espaço que possa acolher crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, em total ambiente florestal, num dos espaços verdes municipais mais emblemáticos: A Mata de Vilar”.

“ Pretendemos com o financiamento adquirir equipamentos, ferramentas, infraestruturas e formação dos docentes, auxiliares da ação educativa e encarregados de educação para permitir que as crianças se desloquem até à Mata de Vilar e à “Escola da Floresta de Lousada” para explorar, aprender e brincar em segurança, no inverno e no verão”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que reforça que a “candidatura apresentada “A Escola da Floresta de Lousada” tem como principio o facto de o concelho estar na liderança de muitas iniciativas de promoção dos valores naturais, conservação da Natureza e educação ambiental”.

Fotografia: Câmara de Lousada

Citado em comunicado, o vereador da Juventude, Nelson Oliveira destacou que “esta edição do Orçamento Participativo Jovem foi, sem dúvida, a mais participada de sempre com vários projetos a terem largas centenas de votantes, num total de 2 mil votos.

“Perante isto, podemos concluir que esta iniciativa está perfeitamente consolidada na juventude Lousadense e, através desta oportunidade, inúmeros projetos já foram implementados em Lousada com muito sucesso”, disse.

Relativamente aos vencedores de anos anteriores, Nelson Oliveira, referiu que “o projeto “Plano Municipal de Esterilização para animais de companhia e abandonados”, da Iolanda Pinheiro, venceu a edição de 2021 e já se encontra no terreno, contando já com várias esterilizações feitas, mas indo mais além.

“Neste momento, está a ser ultimada uma plataforma online onde cada cidadão pode obter informações sobre a adotação de animais, declarar o seu interesse em adotar ou até reportar a localização de animais abandonados – um projeto de verdadeira cidadania e bem-estar animal”, manifestou.

“Foi também inaugurado no final do ano passado o projeto vencedor do OPJ 2020 – “T0 na Escola”. Agora, as crianças e jovens com necessidades educativas especiais tem um espaço, inserido na Escola, onde podem treinar as operações rotineiras do nosso dia a dia, arrumar o quarto, lavar a louça, limpar a casa de banho, contribuindo assim para a sua autonomia diária”, avança a autarquia que sublinha que “existe um outro projeto em construção, que é o Skate Parque que, apesar de não ter sido o vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2020, ficou em 2º lugar a poucos votos do projeto vencedor.

 “Houve o compromisso de concretizar a proposta e, durante este ano, prevê-se que a obra esteja concluída. Este é um sinal que todas as propostas contam, mesmo que não vençam. Pretendemos genuinamente contar com os vossos contributos e ideias, para uma estratégia comum, dando voz aos jovens de Lousada, reforçou o vereador.

A oitava edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lousada contou com 12 propostas a concurso: “Brincar é Aprender- Parque Infantil – Boim”, “Vila Coworking”, “Areias Desportivas”, “A Escola da Floresta de Lousada”, “Reabilitar para o Futuro”, “Sand Box – Social Experiment”, “Melhorias na Escola Básica e Secundária de Lousada Norte”, “Tudo a Ver”, “Uma aventura no Parque, da infância à velhice: desafios e conquistas…”, “Ginástica ao Serviço de Lousada”, “Requalificação do Espaço Desportivo de Alvarenga” e “Lousada Sports Streaming”.

O município pretende, com este projeto, “reunir opiniões e contributos importantes junto da população jovem do concelho, para que as suas ideias e projetos possam ser tidas em linha de conta no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano”, acrescenta o comunicado que confirma que o “OPJ é um modo de promover a participação cívica dos jovens, exercendo um elevado sentido de cidadania e comunidade, onde seja aprofundado o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico”.

O valor calculado para a implementação do projeto vencedor deste ano é de 30 mil euros.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!