Novum Canal

mobile

tablet

Parque Urbano Dr. Mário Fonseca vai ser alvo de intervenção global
Fotografia: Câmara de Lousada

(C/VÍDEO) Lousada: Parque Urbano Dr. Mário Fonseca vai ser alvo de intervenção global

Partilhar por:

O Parque Dr. Dr. Mário Fonseca vai ser alvo de intervenção global no âmbito de uma candidatura que prevê um Skate Parque e um Parkour que estão em construção, no valor de cerca de 400 mil euros.

O vereador responsável pelo pelouro da juventude da Câmara de Lousada, Nélson Oliveira, destacou, em declarações ao Novum Canal, que a intervenção será feita em três fases, a construção do skate park e do parkour, assim como o alargamento do parque urbano, cujas obras estão, também, já em curso, prevendo o alargamento do parque à zona de Pias e à Escola Secundária de Lousada.

O autarca avançou que a requalificação do parque Dr. Mário Fonseca prevê também a edificação da Casa da Juventude, um equipamento há muito desejado pelo executivo e pela comunidade local, em especial os mais jovens.

“Irá incluir uma sala de ensaios para jovens músicos. Este, sim, é um projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem. Optamos por fazer algo maior aproveitando o espaço que existe debaixo do espaço internet”, manifestou.

Fotografia: Câmara de Lousada

Falando, ainda, do sakte park, o autarca referiu este é um projeto que advém de uma candidatura ao Orçamento Participativo Jovem de Raul Sobral, Daniel Teixeira e João Moreira que, apesar de não terem vencido, revelou-se pertinente e foi aproveitada pelo Município de Lousada.

A obra resulta de uma candidatura ao PARU (Plano de Ação para a Reabilitação Urbana) Norte 2020, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para a construção da estrutura.

“Estamos a falar de um projeto que irá ser desenvolvido em duas plataformas e prevê um parkour. Percebemos que existem muitos praticantes de skate, falando como estes jovens, percebemos que muita gente de fora a praticar esta atividade pelo que acreditamos será uma estrutura muito frequentada”, disse, admitindo que a estrutura possa estar concluída dentro de alguns meses, apesar das dificuldades em que se cumpram prazos na construção civil.

“A obra não parou, mas não me quero comprometer com prazos. Neste caso julgo que não irão surgir grandes problemas e nos próximos tempos estará concluída”, expressou.

Sobre a Casa da Juventude, Nélson Oliveira avançou que este é um projeto que irá permitir às bandas desenvolver as suas atividades, integrando um auditório para que seja possível às respetivas bandas apresentarem sessões de trabalho, funcionando, também, como um espaço de convívio.

Fotografia: Câmara de Lousada

“Trata-se de um local nobre de Lousada, é um município jovem e verde e conseguimos unir estas valências e no futuro queremos fazer uma interligação física com o espaço internet. Toda esta área ganhará uma nova dimensão, mais visibilidade e novas funcionalidades”, concretizou.  

O município reforça que área total da requalificação do Parque Urbano Dr. Mário Fonseca é de, aproximadamente, 900 metros quadrados, sendo “a maior parte é destinada ao Skate Parque, com 620 metros quadrados. A área destinada ao Parkour é de 110 metros quadrados”.

A restante área irá destinar-se a acessos e zona de jardim.

“O Skate Parque está desenvolvido em plataformas de nível que se moldam de acordo com a topografia original do terreno e as necessidades e imposições técnicas da modalidade”, acrescenta a autarquia, que sustenta que “este equipamento é composto por quatro patamares, sendo que na zona central, desenvolve-se uma pirâmide de ligação entre as plataformas que se posiciona centralmente um Crub de desenvolvimento em pirâmide e corrimões das extremas dos planos”.

Já a “zona de Parkour apresenta um conjunto de obstáculos, por intermédio de paredes retas, paredes em “L”, paredes inclinadas, caixas e plataformas de piso, que poderão ser ligadas por estruturas de aço tubular entre elas”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!