Novum Canal

mobile

tablet

20 milhões de euros para inovar e regenerar o território turístico do país
Fotografia: Turismo de Portugal (foto ilustrativa)

20 milhões de euros para inovar e regenerar o território turístico do país

Partilhar por:

O Programa Transformar Turismo, cujas candidaturas estão abertas, conta com uma dotação de 20 milhões de euros para apostar na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente.

O Turismo de Portugal destaca, em nota que se encontra publicada no site oficial do Governo da República, que “as duas linhas de apoio incluídas no Programa – Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios destinam-se às entidades públicas e privadas do setor, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Coletiva, que tenham como pano de fundo a valorização e inovação turística dos territórios através de projetos que estimulem atividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronómico”.

A entidade turística nacional avança que “neste sentido, a linha Territórios Inteligente conta com uma dotação global de 4 milhões de euros e está aberta até 31 de dezembro de 2022. Já a linha Regenerar Territórios, com uma dotação de 16 milhões de euros, prolonga o seu prazo até 31 de dezembro de 2023”, salientando que as “candidaturas podem ser apresentadas através da plataforma SGPI do Turismo de Portugal”.

20 milhões de euros para inovar e regenerar o território turístico do país
Fotografia: Turismo de Portugal (foto ilustrativa)

“O Turismo de Portugal organiza, no dia 21 de janeiro, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projetos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio. A participação é gratuita e as inscrições estarão em breve disponíveis no portal do Turismo de Portugal”, informa a mesma entidade que reforça “conforme previsto no Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, o Programa Transformar Turismo sucede ao Programa Valorizar, criado em 2016 para apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. As mais de 2.000 candidaturas recebidas ao longo de quatro anos, traduzindo um investimento de mais de 500 milhões de euros e um apoio financeiro de 115 milhões de euros, demostram a oportunidade e o efeito de alavanca que o Programa Valorizar induziu na economia turística nacional”.

O Turismo de Portugal está integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional, sendo “responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura”.

“Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa” refere o site do Governo da República.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!