Novum Canal

mobile

tablet

Celorico de Basto: VI Semana para a Igualdade terminou com a celebração do Dia da Pessoa com Deficiência

Partilhar por:

A Câmara Municipal de Celorico de Basto associou-se à Associação de Solidariedade Social de Basto para celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro. A recordação desta data foi efetivada com a peça de teatro adaptada “A Branca de Neve e os 7 anões” tendo como atores os utentes das valências do Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e Residência autónoma da ASSB.

A concluir a semana para a igualdade recordou-se no auditório do Centro cultural Marcelo Rebelo de Sousa, o Dia da Pessoa com deficiência, com uma noite mágica com a interpretação da peça “A branca de Neve e os 7 anões”, adaptada ao concelho e aos protagonistas.

Para a Vereadora da ação social da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “esta é uma iniciativa preparada com muito empenho e dedicação dos utentes e colaboradores da Associação de solidariedade social de Basto, passei por cá durante a semana e assisti ao dinamismo, dedicação e entrega de todos para que hoje possamos assistir a um espetáculo memorável. Esta é uma associação que tem feito um trabalho notável em prol das pessoas com deficiência, eu conheço muitos destes jovens desde a escola primária, da sala de apoio, e reconheço o trabalho que tem sido feito com eles, um trabalho de inclusão, de sentido de pertença a uma família, a uma entidade, a uma comunidade. Nós, Município, reconhecemos o muito que ainda falta fazer pelo bem-estar das pessoas com deficiência sobretudo no que respeita às acessibilidades e estamos completamente orientados para conseguir resolver muitas das situações que nos são reportadas e tornar este concelho num exemplo a seguir no que respeita à acessibilidade”. Maria José Marinho salienta que “ tudo faremos para que todos, sem exceção, se sintam bem na nossa terra”.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Toda a comunidade teve a oportunidade de assistir à iniciativa, uns por convite outros através das redes sociais, com transmissão em direto na página da Associação de SSB. Para o Presidente da Associação, Joaquim Mota e Silva, “este é o bom exemplo de que funcionamos em rede para podermos fazer um trabalho mais profícuo, estamos todos imbuídos no espirito coletivo para fazermos o melhor possível por cada um. Hoje é o reflexo dos 364 dias do ano em que olhamos para estas causas sociais com carinho e atenção, as abraçamos no sentido de fazer com que as pessoas se sintam bem, realizadas, respeitadas e dignificadas, estamos aqui, todos juntos para dignificar e honrar cada pessoa na sua individualidade, porque todos somos pessoas e todos merecemos ser valorizados”. Joaquim Mota e Silva, agradeceu a presença de todos os convidados que aceitaram desde o primeiro momento fazer parte desta iniciativa mas agradeceu em particular aos funcionários e utentes da instituição. “Quero dar uma palavra de apreço aos nossos colaboradores, maioritariamente colaboradoras e aos nossos utentes, sei que ali atrás há um fervilhar de nervoso miudinho para a apresentação deste espetáculo, que sei que vai correr bem, porque o que importa é que se mexam, que participem, que sejam ativos”.

A sessão de abertura contou ainda com a intervenção de Fernando Peixoto, o Ex – Provedor para a Deficiência do Município de Celorico de Basto, que retomará as funções de provedor a curto prazo segundo indicações do Município. Fernando Peixoto aferiu ser “um admirador incondicional do trabalho que é feito pela associação de Solidariedade Social de Basto, nas suas várias valências. Recordo o Centro de Dia onde muitas vezes fui com a minha mãe quando vinha do Porto aqui aos natais, e sou testemunha do profissionalismo com que os colaboradores tratam as pessoas”. Fernando Peixoto é “um cidadão que se importa com deficiência e com outras causas” tendo manifestado que está mais atento às questões de acessibilidade, tendo recordado um pedido de um utente do CAO para melhorar os acessos para cadeira de rodas desde o CAO à pastelaria e à biblioteca, na altura em que era vereador do Município. Não tendo tido oportunidade de resolver essa situação reiterou o pedido à atual vereadora da ação social. Recordou o que se faz ao nível da deficiência, tendo observado que no dia 26 de novembro foi aprovada a aposentação para as pessoas com deficiência, “uma proteção há muito ambicionada pelas pessoas com deficiência”. Recordou ainda o projeto Mais acesso da Associação Salvador.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Após os discursos protocolares os atores subiram ao palco e apresentaram um “magnifico espetáculo” com uma “interpretação soberba “ dos utentes da ASSB. “Momentos únicos que deixaram a plateia encantada e que mostraram como os utentes são capazes de fazer coisas memoráveis”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!