Novum Canal

mobile

tablet

Celorico de Basto homenageia o Conjurado João Pinto Ribeiro

Partilhar por:

Um dos históricos responsáveis pela Restauração da Independência, de 1 de Dezembro de 1640, o Conjurado João Pinto Ribeiro, foi alvo de homenagem em Celorico de Basto.

Refira-se que João Pinto Ribeiro tem um busto em sua honra colocado na Praça Albino Alves, em Celorico de Basto, em 1940, por decisão do executivo Municipal à época em funções.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto associou-se à Real Associação de Braga e à Real Associação de Viana do Castelo para a realização de uma cerimónia simbólica de homenagem a uma das figuras que mais contribuiu para a restauração da Independência face a 60 anos de domínio Espanhol.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

O Busto de João Pinto Ribeiro foi mandado colocar nesta praça pelo Executivo Municipal de 1940 liderado a Presidente por Bernardino Cardoso considerando que João Pinto Ribeiro teria nascido em Celorico de Basto. “A elevação deste busto foi assente em pressupostos errados, uma vez que João Pinto Ribeiro nasceu em Lisboa tendo, contudo, muita família em Celorico de Basto, no quadro das freguesias que integravam o concelho de Celorico de Basto no século XVI até ao séc. XVIII, algumas das quais hoje pertencentes ao concelho de Amarante e de Felgueiras, às quais está ligada a família de João Pinto Ribeiro nomeadamente a irmã, Francisca Ribeiro da Silva, casada com Manuel de Sousa Pereira, senhor da quinta de Crasto, na freguesia de Gatão, que então pertencia ao concelho de Celorico de Basto” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. No entanto, “e restabelecida a verdade, é sobejamente importante termos neste concelho um símbolo de um homem tão importante para a preparação da restauração da Independência, de um homem absolutamente crucial para um dos momentos mais marcantes da história de Portugal e que agora se encontra intimamente ligado à história e memória deste concelho” ressalvou o autarca.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

A cerimónia de homenagem constou da colocação, no busto de João Pinto Ribeiro, de uma placa evocativa dos 381 anos da Restauração da Independência. Contou ainda com os discursos protocolares na Casa da Terra, com o professor Universitário, Pedro Vilas Boas Tavares, a esclarecer os presentes sobre a vida e obra de João Pinto Ribeiro.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!