Novum Canal

mobile

tablet

Celorico de Basto: Gabinete Girassol promove ação de sensibilização “violência contra a pessoa idosa”

Partilhar por:

Foi no âmbito da VI Semana para a Igualdade que o Gabinete Girassol do Município de Celorico de Basto desenvolveu a ação focada na violência contra a pessoa idosa.

Para Helena Martinho, coordenadora da ação social e saúde do Município, “estas ações de sensibilização procuram chegar a todos os idosos e fazê-los refletir, perceber que a violência é muito mais abrangente que a violência física, mas também psicológica, sexual, financeira e até mesmo a negligência na prestação dos cuidados… Situações muitas vezes marginalizadas como se fossem situações comuns. Procuramos, com esta ação, fazê-los entender que violência não é normal, e que há formas de denunciar, de acabar com esse sofrimento”. Segundo Helena Martinho “o Gabinete Girassol apresenta-se como um meio e forma de ajudar qualquer vítima, independentemente da idade, sexo, religião… nesta semana para a igualdade focamos a nossa intervenção na sensibilização para esclarecer, ajudar a prevenir e denunciar, se for o caso”.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

A ação foi dirigida a 60 idosos que integram o programa Celorico e Mexer, das freguesias do Rego, Caçarilhe, Corgo e Fervença. 

Durante a intervenção ministrada pelo Gabinete Girassol, alguns idosos acabaram por manifestar algumas situações de violência vividas muito próximo deles, vizinhos e amigos.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Algumas situações em que não vislumbravam qualquer violência, muito por fruto do contexto social e educativo em que determinados comportamentos são aceites e/ou tolerados.

Para a Vereadora da Ação Social do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “ a violência no idoso prende-se com variadíssimos fatores, desde logo questões socioeconómicas que muito contribuem para esse aumento crescente, evidenciando-se o abandono, a negligência na prestação de cuidados ou a violência financeira… E neste contexto, o Gabinete Girassol é um serviço próximo das pessoas munido de todas as ferramentas para conseguir chegar às vítimas, orientá-las, retirá-las das situações de perigo”.

O Gabinete Girassol explicou que a melhor forma de combate deste flagelo é através da denúncia, existindo várias entidades que podem ajudar as vítimas. Foram facultados vários contactos como o do GabineteGirassol, da GNR de Celorico de Basto, da Linha do Cidadão Idoso e, caso sintam alguma dificuldade no contacto com estas entidades foi aconselhado ligar o 112.

A principal forma de é a denúncia, não podem ter medo de pedir ajuda para eles ou para outras pessoas que conheçam, pois cada vez mais existem gabinetes que as podem apoiar, e a denúncia é anónima. Devem recorrer sempre às redes de vizinhança e participar em atividades na comunidade.

Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto

Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!