Novum Canal

mobile

tablet

Lançamento de livro e atribuição de medalhas de honra marcam comemorações dos 185 anos de Valongo
Fotografia: Câmara de Valongo

(C/VÍDEO) Lançamento de livro e atribuição de medalhas de honra marcaram comemorações dos 185 anos de Valongo

Partilhar por:

Valongo comemorou, esta segunda-feira, os 185 anos do município com apresentação do segundo volume da publicação «História Económica, Social e Administrativa do Concelho de Valongo 1836 – 1916», da autoria do Professor Joel Mata, que decorreu no Museu Municipal.

As comemorações tiveram, também, como momento alto a atribuição das 47 medalhas de Honra e de Mérito do município, aprovadas por unanimidade pela autarquia valonguense, que decorreram no Fórum Cultural de Ermesinde.

Fotografia: Câmara de Valongo

O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, reconheceu que fazer uma comunidade é algo difícil, constituindo um trabalho diário, salientando que a atribuição destas medalhas é um reconhecimento que a autarquia faz a várias personalidades do concelho que se distinguiram em diferentes domínios.

Fotografia: Câmara de Valongo

“Não havia a tradição de se fazer este reconhecimento, nomeadamente, de ex-autarcas e o município distinguiu vários presidentes de juntas de freguesias, pessoas que dedicaram muito do seu tempo ao serviço público. Mesmo os que foram reconhecidos a título póstumo, também vi esse reconhecimento no olhar das suas famílias. Esta iniciativa serviu, também, para homenagear outras personalidades, cuja qualidade fala por si. Reconhecemos um leque de pessoas que têm funções relevantes e dão força ao nosso concelho. Estamos a falar de um reconhecimento que foi votado por unanimidade”, disse, relevando, também, o contributo da Comissão Municipal de Proteção Civil, que foi também homenageada, nesta cerimónia, e que seguindo o autarca valonguense tem desempenhado um papel determinante no combate à crise sanitária.

O chefe do executivo recordou que esta cerimónia ficou, também, marcada por uma mostra viva das marcas identitárias, uma exposição interativa «Azulejos Vivos», dinamizada pela associação Cabeças no Ar e Pés na Terra.

“A efeméride ficou marcada ainda pela apresentação do livro do professor Joel Mata, sobre a história do concelho, mais direcionado para a parte administrativa, a que se seguirá uma obra de cariz mais social”, manifestou.

Fotografia: Câmara de Valongo

O presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, relevou o facto da autarquia valonguense ter feito esta gala em Ermesinde.

“A cerimónia dos 180 anos já tinha decorrido em Campo, pelo que acho que faz todo o sentido reconhecer o mérito das individualidades e personalidades que em diferentes domínios marcaram e deram o seu contributo em prol do território. Estes eventos servem para unir as pessoas e fortacem a consciência coletiva e a identidade do concelho”, expressou, sustentando que Ermesinde está sempre pronto a dar o seu contributo para que o concelho continue a prosperar e vá de encontro àquilo que é a vontade da comunidade.

Fotografia: Câmara de Valongo

João Oliveira, um dos homenageados, chef Michelin, mostrou-se grato pela distinção que lhe foi atribuída, realçando ser um reconhecimento pelo seu trabalho.

“É sempre bom ser reconhecido pela cidade onde nascemos. Este reconhecimento é também um incentivo para que outros jovens, também, com valor, possam, nas diferentes áreas, dar o seu contributo em prol do concelho. No meu caso, estou a falar da restauração, sou chefe de cozinha, e espero, com o meu contributo, influenciar outros jovens que querem enveredar por esta área”, concretizou.

Com a Medalha de Mérito, foram agraciados “Carlos Daniel Moreira de Barros (investigador científico distinguido com vários prémios); Fátima Cristina Pinto Coelho Rodrigues (artista plástica); Domingos Fernando da Silva Loureiro (artista plástico e professor na FBAUP); Fernando Manuel Ferreira Araújo (Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João); Fernando de Morais Freitas Seara Sampaio (diretor do Museu do Douro); Luís Miguel da Rocha Ferreira (cineasta, argumentista e ator conhecido como Luís Ismael)”.

Fotografia: Câmara de Valongo

Nesta categoria foram, ainda, distinguidos “João Manuel Simões Rocha (Presidente do Instituto Político do Porto), João Vitor Alves Oliveira (chef Michelin), Rui Filipe Antunes Silvestre (chef Michelin), Sara Jorge Moreira da Rocha (investigadora no I3S e vencedora do Prémio Pulido Valente Ciência 2020)”.

A Câmara de Valongo agraciou, também, “pelo inestimável serviço prestado à comunidade durante o período pandémico”, a Comissão Municipal de Proteção Civil, constituída pelo “presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o coordenador Municipal de Proteção Civil, Delfim Cruz; o Comandante dos Bombeiros de Ermesinde, Emanuel Santos; o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Bruno Fonseca”.

Foram, igualmente, distinguidos o “presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares e Luís Caetano; o presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa; presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado; presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Neves e Cláudia Lima; o diretor executivo do ACES Maia Valongo, Fernando Filgueiras; Centro Hospitalar Universitário de S. João Pólo de Valongo, Armando Magalhães; Unidade de Saúde Pública/ Autoridade de Saúde Municipal, Miguel Cabral Pinho”.

Fotografia: Câmara de Valongo

Ainda nesta área foram homenageados a “Comandante da Polícia de Segurança Pública da Divisão Maia Valongo, Intendente Ana Mendes da Silva; Comandante do Destacamento da Guarda Nacional Republicana, Capitã Carla Passeira; representante dos Serviços do Instituto da Segurança Social e Solidariedade, Ana Eugénia Sousa”.

Com a Medalha de Honra de Valongo, foram agraciados com o título «Cidadão de Valongo», “João Paulo Rodrigues Baltazar, que desempenhou funções como presidente de câmara entre junho de 2012 e outubro de 2013; e também todos os Presidentes de Junta do concelho. Da Freguesia de Alfena: Marílio Moreira Cardoso, António Pinto Caetano, Guilherme da Silva Roque, Arnaldo Pinto Soares e Rogério Henrique Palhau. Da Freguesia de Campo: José Marques Coelho, José Carvalho da Rocha e Alfredo Costa Sousa”.

Da Freguesia de Ermesinde foram distinguidos “António Augusto Magalhães Gomes, Jorge Manuel Gonçalves Videira, Casimiro Assunção Gonçalves, António Artur dos Santos Pais, Luís Miguel Mendes Ramalho e João Fernando da Costa Morgado”.

Da Freguesia de Sobrado foram, também, agraciados “José Pereira da Siva Bessa, António Fernandes Monteiro e Carlos Manuel da Rocha Mota”.

Da Freguesia de Valongo foram reconhecidos “João Lino Marques Ferreira, António Alves do Vale e Ivo Vale das Neves”. 

A título póstumo, a Medalha de Honra foi atribuída a “António Joaquim Tomé Rebelo, António Augusto Melo Guimarães, João Teixeira Ferreira, António Jorge Castro Moura e Costa e José Soares Carvalho, da Freguesia de Campo; a Alberto de Oliveira Ramalho, Fernando Correia Piçarra e Joaquim Fernandes Teixeira, da Freguesia de Ermesinde;  a José Ferreira Marujo, Manuel Moreira Lamas e José Moreira de Carvalho, da Freguesia de Sobrado;  a António Augusto Castro Paupério, a Joaquim Ferreira Gomes e a António Marques de Oliveira, da Freguesia de Valongo”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!