Novum Canal

mobile

tablet

Celorico de Basto: Programa Oficina 5.0 inicia plano de ação com workshop de Dança
Fotografia: Câmara de Celorico de Basto

Celorico de Basto: Programa Oficina 5.0 inicia plano de ação com workshop de Dança

Partilhar por:

O Mercado Municipal de Celorico de Basto acolheu a primeira iniciativa de um programa de empoderamento feminino designado Oficina 5.0 e realizado pelo projeto CLDS4G em parceria com a autarquia.

A primeira ação deste programa versou num “workshop de dança que contou com a participação da comunidade em geral, apesar da ação ser dirigida às mulheres”.

Citado em comunicado, o vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira, destacou que “esta é a primeira iniciativa de um programa audacioso que irá percorrer as freguesias do concelho com o objetivo de dar às mulheres a oportunidade de melhorar as suas competências e adquirir novas competências contribuindo de forma muito positiva para as tornar mais confiantes e valorizadas”.

A autarquia avança que a “primeira ação deste programa foi orientada pela Escola de Dança Pededança, uma valência da Associação Juvenil Synergia, com a apresentação de danças Afro latinas e danças de salão, proporcionando momentos de alegria e boa disposição entre os participantes”.

Já Tatiana Silva, Técnica do CLDS4G, “este será o arranque de um projeto que vamos desenvolver, no próximo ano, em todas as juntas de freguesia do concelho, dando assim, a oportunidade a todas as mulheres de terem acesso a ferramentas que as possam capacitar, evitando situações de isolamento social, e outros problemas intrínsecos à nossa sociedade. Esta primeira ação visa a capacitação relativamente à capacidade de resiliência, autoconfiança, autoestima, pela forma como cada mulher se vê e enquadra no seu contexto de vida”. 

Fotografia: Câmara de Celorico de Basto

Tatiana Silva reforça que este é um programa amplo que versara em múltiplas dimensões, sendo um “programa de empoderamento feminino que vai abranger várias dimensões do ser pessoa, neste caso em concreto, ser mulher, desde a dimensão do autoconhecimento, informação, defesa pessoal, dança literacia financeira, literacia digital, de forma concreta pretendemos preparar as mulheres para o presente e para o futuro”.

Fotografia: Câmara de Celorico de Basto

“Hoje em dia a capacitação é crucial em qualquer dimensão, capacitação essa que visa otimizar as competências que temos e apreender novas competências. Obviamente que, com o ritmo de vida que temos é muito difícil termos acesso a essas ferramentas e por isso, articulamos todos os meios e esforços para criar um leque de ações que chegue a todas e permitam o empoderamento desejado”, acrescentou.  

O município refere que “no final destas ações é objetivo que sejam criados grupos de ajuda mútua, comunitária, “redes de suporte social, espaços de partilha de experiências e saberes que as ajudarão a participar ativamente no processo de desenvolvimento e de democratização da sociedade onde vivem. Este tipo de grupos, constitui um poderoso instrumento de intervenção psicossocial e de mudança e um desafio para todos aqueles que se interessam pela promoção do bem-estar, da saúde e dos direitos sociais a partir de uma perspetiva de empoderamento da população visada”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!