Novum Canal

mobile

tablet

Liga de Amigos do Hospital Padre Américo celebrou 30.º aniversário. Órgãos sociais da associação tomaram posse.

(C/VÍDEO) Liga de Amigos do Hospital Padre Américo celebrou 30.º aniversário. Órgãos sociais da associação tomaram posse.

Partilhar por:

A Liga de Amigos do Hospital Padre Américo celebrou, este sábado, o 30.º aniversário em cerimónia que assinalou também a tomada de posse dos novos órgãos sociais da associação.

O presidente da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo, José Manuel Oliveira, na sua intervenção em público e depois em declarações ao Novum Canal, enfatizou a articulação que tem existido com a direção do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), relevou o papel do voluntariado e dos voluntários que nos vários serviços do centro hospitalar dão um pouco de si com o objetivo de garantir e contribuir para o bem-estar dos milhares de utentes que acorrem ao hospital.

José Manuel Oliveira destacou, também, o papel da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo naquilo que é a sua dimensão de serviço social dado aos doentes internados com graves carências económicas, tendo feito um balanço positivo do trabalho que foi desenvolvido, nomeadamente, na promoção do voluntariado.

O ex-presidente da Liga de Amigos do Hospital de Penafiel, Freire Soares, relembrou o papel dos fundadores da instituição, assim como todos os que com a sua entrega e determinação passaram pela Liga e contribuíram para que a Liga seja uma referência no CHTS, mas também na comunidade.

Freire Soares referiu-se, ainda, a José Manuel Oliveira como um elemento válido, conhecido pela sua entrega e pelo seu profissionalismo, assumindo ser a pessoa certa para dar continuidade ao trabalho que já realizado.

O presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, enalteceu o trabalho da Liga no apoio aos utentes do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, classificado de “excelente” a articulação que tem existido entre a direção do centro hospitalar e os órgãos sociais da Liga.

O vereador da Educação da Câmara de Penafiel, Rodrigo Lopes, em representação do presidente da autarquia, enalteceu o trabalho da Liga, nomeadamente no acompanhamento e supervisão da atividade do voluntariado.

O autarca relembrou o trabalho que o Conselho de Administração do CHTS desempenhou no decurso da crise sanitária em articulação com a autarquia no sentido de encontrar as melhores respostas e estratégias para minimizar os efeitos da crise sanitária e agilizar o processo de vacinação.

O vereador deixou, ainda, um repto para que os mais idosos se vacinem, salientando que a autarquia já ativou o centro de vacinação, instalado no Parque de Feiras e Exposições.

Refira-se que a “Liga de Amigos do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, é uma associação sem fins lucrativos, apolítica e inconfessional, atua com respeito, colaboração e apoio aos serviços do Hospital” e tem como metas fomentar “o apoio aos utentes do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa”.

Nos últimos anos, a instituição tem firmado acordos com os órgãos de gestão do hospital e com outros órgãos.

Além do apoio aos doentes, a Liga tem-se distinguido pelo seu serviço social, nomeadamente, a “oferta de equipamento ao Hospital”, fazendo parte do projeto Serviço Social, em articulação com o Serviço Social, a atribuição, através do banco de bens, aos doentes mais depauperados e desfavorecidos social e economicamente.

Os voluntários da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo além de cooperar com o hospital, prestam apoio aos doentes internados, colaboram na distribuição de pequenos-almoços em diferentes serviços do hospital, na realização de eventos, tendo sempre como objetivo o bem-estar dos doentes.

Refira-se que o 30.º aniversário da Liga incluiu uma missa solene, uma palestra tendo como tema “A vida e Obra do Pai Américo”, proferida pelo historiador penafidelense Coelho Ferreira.

No decorrer da cerimónia, a Liga homenageou alguns dos sócios fundadores, assim como vários benfeitores que em pleno período de crise pandémica colaboraram com a instituição no apoio ao hospital.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!