Novum Canal

mobile

tablet

Lousada recebe o último encontro comunitário do Aldear

Partilhar por:

O Bairro Doutor Abílio Alves Moreira, em Lousada, marca o fim da itinerância do projeto intermunicipal Aldear pelo Douro, Tâmega e Sousa. À semelhança dos dez encontros comunitários já realizados, o Aldear de Lousada, agendado para a próxima quarta-feira, dia 1 de dezembro, às 14h00, será assinalado com a apresentação pública de três processos artísticos para pequenos e graúdos desenvolvidos em cocriação por três equipas artísticas com a comunidade local.

Segundo nota de imprensa, a partir das 14h00, Manuel Tur, ruma pelas ruas do Bairro Doutor Abílio Alves Moreira para um percurso artístico, designado de Aqui é o meu bairro, para descobrir que um bairro não deve ser fechado à cidade, mas a cidade não se deve afastar do bairro, ou seja, este percurso apresenta o bairro como centro de um passado, mas com desejos de futuro. É nos passos, no embalo e tomando consciência que “aqui é o meu bairro”, que se chega à mesa – centro cívico, pela Terceira Pessoa, com a criação Jogo comum.

Jogo comum é um jogo criado pelas pessoas que habitam o Bairro Doutor Abílio Alves Moreira, composto por objetos que revelarão histórias e memórias, perguntas e desafios que nos levarão a pensar e a imaginar o futuro deste lugar.

Ao final da tarde, o palco instala-se no jardim do Bairro Doutor Abílio Alves Moreira para receber a Ondamarela e a comunidade, com a criação Por fora do dentro, um momento que explora as dimensões do público e do privado, do real e do simbólico, do nós e do outro.

Neste encontro comunitário estão envolvidos a Associação Social, Recreativa e Cultural “Ao Encontro das Raízes”, o Movimento Sénior de Cristelos, o Movimento Sénior da Ordem, os moradores do Bairro Doutor Abílio Alves Moreira e a população de Cristelos.

Refira-se que o Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!