Novum Canal

mobile

tablet

Maior árvore de Natal do país, com 55 metros, está em Valongo
Fotografia: Câmara de Valongo

(C/VÍDEO) Maior árvore de Natal do país, com 55 metros, está em Valongo

Partilhar por:

A maior árvore de Natal do país tem 55 metros de altura e está instalada no Parque Urbano de Ermesinde, concelho de Valongo.

A autarquia destaca, em comunicado, que a “estrutura, iluminada a partir das 19h30 de sexta-feira 26, supera a altura da árvore aveirense com 50 metros, considerada até então a maior do país”, salientando que além da árvore de Natal gigante “há também uma bola gigante na Praça Machado dos Santos, em pleno centro valonguense, que se ilumina às 18h30 de sexta-feira 26”.

“Estes são os elementos-chave para encontrar as Aldeias de Natal, ora em Valongo, ora em Ermesinde”, refere o município que esclarece que em todas as freguesias do concelho foram colocadas iluminações natalícia,

“Toda a iluminação vai começar a brilhar na próxima sexta-feira 26 e a magia do Natal vai fazer-se sentir”, acrescenta a nota informativa as Aldeias Natal em Valongo e Ermesinde são o lugar perfeito para passeios em família.

“À espera dos mais pequenos está a Casa Mágica do Pai Natal e outras personagens como duendes e palhaços, mas há mais. Animação não vai faltar com peças de teatro, música, espetáculos de dança, um carrossel familiar e ainda os ateliês de artes Oficinas de Sonhos. Tudo gratuito”, avança o comunicado.

Para os mais graúdos, esta é uma oportunidade para visitar os “Mercados de Natal, onde é possível visitar e comprar peças únicas dos artesãos locais” situados no Largo do Centenário em Valongo e no Parque Urbano de Ermesinde.

Os mercados de Natal integram várias casinhas de madeira com especialidades gastronómicas locais.

A câmara de Valongo confirma, ainda, que as igrejas  do concelho voltam a abrir as portas para concertos natalícios, com os espetáculos a iniciar na “Igreja Matriz de Campo, no domingo 5 de janeiro com o coro Génesis” e na “semana seguinte, também no domingo, dia 12, é a vez da voz de Sérgio Sousa Martins se fazer ouvir na Igreja Matriz de Sobrado”.

Fotografia: Câmara de Valongo

O ciclo fecha no domingo 19, o último antes das festividades, com a atuação da “Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, na Igreja Matriz de Alfena, acompanhada pela soprano Marina Pacheco”.

Integrada na programação para esta quadra, estarão, também, patentes duas exposições novas, uma exposição de presépios no Museu Municipal de Valongo, feita com a colaboração dos alunos da “disciplina Artes da Ardósia da Escola Básica Vallis Longus, dos artesãos locais e ainda da valonguense D. Clemência, que doou a sua coleção particular ao município”.

“De quadros bíblicos a figuras em croché, há de tudo um pouco nesta mostra”, declara o município, que esclarece que tudo isto pode ser admirado gratuitamente a partir de domingo 5 de dezembro e até 7 de janeiro durante o horário normal do museu, de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos domingos das 10h00 às 13h00 (dias 5, 12 e 19).

A segunda exposição estará parente na Oficina da Regueifa e do Biscoito . Com a designação “Pão com Peso e Medida” pretende dar a conhecer as diferentes formas que existiam de pesar e medir o pão.

“É possível ver esta exposição em regime de visita livre dentro do horário normal do museu – todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Durante a Aldeia Natal, terá este horário alargado até às 20h00 todas as sextas-feiras, sábados e domingos”, alude a nota que nos foi endereçada que os mais pequenos terão, também,, à sua disposição um “peddy Paper, ateliês de artes e peças de teatro”.

A Biblioteca Municipal de Valongo irá, também, oferecer várias atividades, no âmbito das Oficinas de Natal,  para os mais novos, desde a confeção de “postais de Natal e marcadores de livros e ateliês de artes plásticas”.

Para aspirantes a atores ou atrizes, decorre dias 16 e 17 de dezembro o ateliê “E agora? Musical de Natal, ou talvez não” promovido pela associação cultural Cabeça no Ar e Pés na Terra a pensar nas crianças até aos 10 anos.

Já o Peddy Paper será organizado pela Oficina da Regueifa e do Biscoito, sendo que o desafio é responder a um questionário procurando as respostas em padarias, biscoitarias e outros edifícios históricos da cidade.

A atividade está agendada para o dia 11 de dezembro das 15h00 às 16h30, sendo que os três vencedores têm direito aos respetivos prémios.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!