Novum Canal

mobile

tablet

Direção-Geral de Saúde alerta para a importância de prevenir, testar e tratar
Fotografia: SNS

Direção-Geral de Saúde alerta para a importância de prevenir, testar e tratar

Partilhar por:

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associou-se aos restantes países da Europa e participa na Semana Europeia do Teste 2021, que inicia esta segunda-feira, dia 22 e termina 29 de novembro, numa iniciativa organizada pela EuroTEST.

A DGS esclarece, na sua publicação online, que a “Semana Europeia do Teste é uma campanha que incentiva as comunidades, em toda a região Europeia da OMS, a unirem-se durante uma semana, duas vezes por ano, para promover a consciencialização sobre o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais e a eficácia da adesão ao tratamento, no pleno respeito pelo princípio da confidencialidade”.

Fotografia: SNS

“Enquanto o mundo continua a responder à pandemia COVID-19, muitas comunidades, especialmente as mais vulneráveis, deparam-se com alguns constrangimentos no acesso a serviços de saúde e de apoio social”, lê-se na publicação que a DGS partilhou no seu site que avança que a “Semana Europeia do Teste da Primavera, realizada em maio de 2021, mostrou a resiliência dos serviços de apoio aos doentes, durante a pandemia COVID-19”.

A DGS esclarece que na mesma semana decorre ainda a “segunda edição da Semana Internacional do Teste, promovida pelo Coalition Plus”, salientando que o “lançamento destas duas iniciativas acontece este ano em Lisboa, num evento público organizado pela Coalition PLUS e o EuroTEST, com a colaboração do Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT). Terá lugar no dia 22 de novembro, no Pequeno Auditório da Culturgest e conta com a participação da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), da ONUSIDA e do Ministério da Saúde”.

A DGS informa que “durante esta semana, Portugal pretende alertar a população e sensibilizar os serviços e os profissionais para a importância de se manterem atentos a estas infeções, mesmo em tempo de pandemia”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!