Novum Canal

mobile

tablet

(C/VÍDEO) Associação Empresarial de Penafiel entregou certificados e diplomas do Centro Qualifica

Partilhar por:

O Centro Qualifica da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) procedeu à entrega, esta sexta-feira, no auditório da instituição, à entrega de certificados e diplomas a cerca de 180 formandos que obtiveram uma acrescida qualificação no desenvolvimento do seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Durval Ferreira, coordenador do Centro Qualifica da Associação Empresarial de Penafiel, realçou a importância deste gesto, salientando que a atribuição dos certificados a dezenas de formandos representa mais um passo naquilo que é a sua valorização e qualificação escolar e profissional.

“Para a vida destas pessoas a atribuição destas certificações é uma mais-valia, representa o culminar de um processo e um reconhecimento dessas mesmas qualificações e uma oportunidade para desenvolverem as suas qualificações profissionais. Muitas destas pessoas, que culminaram agora este processo, só agora poderem concluir este ciclo. Em determinado momento das suas vidas, por várias razões não conseguiram terminar o seu ciclo normal de estudos, ou tiveram que ingressar mais cedo no mercado de trabalho”, disse, salientando que como coordenador do Centro Qualifica da Associação de Empresarial de Penafiel esta processo ficou marcador por dificuldades acrescidas, devido ao contexto da Covid-19, que implicou mudanças em toda a sociedade.

“Da parte dos formandos houve efetivamente um esforço, mas ao contrário do que aconteceu noutros setores, os Centros Qualifica continuaram a trabalhar, tiveram que cumprir objetivos e metas para obter financiamento e por isso a satisfação é redobrada”, expressou, salientando que este projeto da AEP vai já na sua terceira fase.

“Numa primeira fase tivemos uma acreditação para dezoito meses, depois para 27 e na terceira fase para 24 meses, o que coincide com o final de 2022. Entretanto, assinalamos, em abril passado, o quarto aniversário, vamos cumprir o quinto e esperamos que as políticas de educação e qualificação nos permitam continuar por mais umas décadas. Era bom para todos. Este é um programa importante até pelo facto de ser gratuito e permitir aumentar a qualificação sendo esta determinante para a sua integração no mercado de trabalho”, avançou, sustentando que o Centro Qualifica da AEP já qualificou cerca de 300 estudantes.

O presidente da AEP, Nuno Brochado, relevou a importância da instituição voltar a realizar esta cerimónia, depois da mesma não ter sido feita nos últimos quase dois anos, devido ao contexto da Covid-19.

“Quero relevar o esforço que os formandos realizaram num contexto difícil, pessoas que devido a circunstâncias várias optaram por recorrer ao Centro Qualifica para terminarem um ciclo formativo que foi interrompido. Por outro lado, realçar o trabalho do Centro Qualifica que além das atividades e da missão empresarial que exerce e desenvolve, desempenhou, neste processo, um trabalho comunitário. Tem esta componente de formação e procuramos qualificar os formandos, a comunidade e ter uma população mais qualificada, com melhores capacidades de trabalhar e, por esta via, melhorar consequentemente a sua capacidade financeira”, garantiu.

Nuno Brocado destacou que o Centro Qualifica já está a operar há cerca de quatro anos e graças ao trabalho de rede que tem feito, seja com empresas, juntas de freguesias, com a Câmara de Penafiel tem sido possível captar pessoas em sítios onde a associação pensava não ser possível captar inscrições.

“A própria associação faz, também, o seu trabalho de motivação para a inscrição neste processo de  valorização de desenvolvimento das suas competências”, precisou, relembrando que a missão do Centro Qualifica passa por certificar um diploma escolar, validando as competências.

Nuno Brochado adiantou, ainda, que o formando pode estar empregado ou até mesmo desempregado, bastando para o efeito existir a necessidade de completar o seu ciclo académico.

Susana Ribeiro, uma das formandas que recebeu o seu certificado, realçou que sempre quis completar o seu ciclo de estudos, um objetivo que esteve durante anos interrompido, mas que conseguiu materializar agora.

“Fiz a certificação com equivalência ao novo ano, porque depois optei por fazer um curso de Educação e Formação de Adultos para ter uma formação diferente porque quero fazer o ensino superior. Vou fazer o curso de técnico de contabilidade e o 12.º ano e seguir para o ensino superior”, disse, manifestando que sempre foi seu objetivo apostar na educação e formação.

“Casei nova e fiquei sem tempo e apesar de ter uma menina mais nova, optei por me inscrever no Centro Qualifica. Este é um processo que valeu a pena e que todos devíamos fazer”, concretizou, justificando a opção pelo Centro Qualifica pela proximidade geográfica, mas também, pela mais-valia do centro e dos seus profissionais.

“Já tenho um filho a fazer o mestrado. A idade não deve ser um impedimento. Quando temos um sonho devemos ir atrás desse sonho. Foi um sonho adormecido, mas agora não quero parar”, declarou.

Adolfo Amílcar, vereador da Câmara de Penafiel com pelouro das atividades económicas, enalteceu o trabalho que o Centro Qualifica e a Associação Empresarial têm realizado em prol da qualificação e valorização de centenas de formandos.

“A Associação Empresarial de Penafiel é uma entidade que também se dedica à formação e tem formação de excelente nível. Foi a primeira vez que presenciei à entrega dos diplomas, gostei do que vi, verifiquei que existem formandos que têm muita oportunidade para continuar a aprender. Nos tempos atuais, mesmo quem já tenha um curso superior, precisa de aprender, de se atualizar. As coisas estão sempre a mudar e as necessidades do próprio mercado estão constantemente a alterar”, acrescentou.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!