Novum Canal

mobile

tablet

Felgueiras: Agrupamento de Escolas de Airães arrecada ‘Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania’
Fotografia: Agrupamento de Escolas de Airães

(C/Vídeo) Felgueiras: Agrupamento de Escolas de Airães arrecada ‘Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania’

Partilhar por:

O Agrupamento de Escolas de Airães, em Felgueiras, arrecadou o ‘Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania’, iniciativa visa distinguir estabelecimentos de ensino, no “âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, tendo como propósitos contribuir para o “desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadania”.

Mónica Cunha, coordenadora de projetos da escola, destacou que esta foi a primeira vez que o agrupamento participou neste projeto, realçando que esta é uma iniciativa que pretende fomentar a aquisição de “aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural”.

“Este prémio pretende promover a cidadania, o trabalho de grupo e colaborativo, a empatia que os alunos criaram. De facto, aqui na escola, gerou-se um clima de partilha, entrega que envolveu, também, os alunos do primeiro ciclo. Este foi o projeto que envolveu mais a escola”, disse, sustentando que este reconhecimento faz jus a trabalho desenvolvido pelos alunos, docentes e demais comunidade escolar.

Falando do tema que foi trabalhado, “bem-estar animal”, a coordenadora de projetos referiu que o tema é proposto no âmbito do projeto, salientando foi possível arrecadar alimentos e bens monetários, cerca de 400 euros, em prol da “Querido Aconchego Associação Animal De Felgueiras”, uma associação sem fins lucrativos criada para ajudar animais de rua e em situação de risco.

“Cada turma decidiu fazer determinadas coisas, uns fizeram os pins do projeto, pins de animais em vias de extinção. Toda a escola trabalhou em prol deste projeto”, atalhou, recordando que no Clube de Ciências Experimentais, os alunos fizeram plantas, tendo sido também realizados outros produtos, como marcadores, cartazes, vídeos de promoção, atividades que contaram com o apoio da Junta de Freguesia de Airães.

O projeto contou, também, com o envolvimento dos projetos de cidadania e de desenvolvimento de autonomia curricular.

Mónica Cunha esclareceu, ainda, que no domínio do ambiente o agrupamento está já a trabalhar noutros projetos, nomeadamente no Climate Action Project e as alterações climáticas, mas, também webinars com pessoal da Lego e da Nasa.

 A coordenadora de projetos confirmou, ainda, que o agrupamento irá participar no próximo projeto Gandhi que terá como tema os Oceanos e as questões relacionadas com a diminuição do plástico,

Já Inês Lopes, do 12.º B aluno, que participou no projeto, relevou a importância deste projeto e do tema que foi trabalhado pela comunidade escolar, reconhecendo a importância que o bem-estar animal tem, hoje, na sociedade.

“Este prémio significa muito para mim e para a escola. Foi um orgulho representar a escola”, afirmou.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!