Novum Canal

mobile

tablet

Dia Municipal do Ostomizado assinalado com curta-metragem e exposição
Fotografia: ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados (foto arquivo)

(C/VÍDEO) Dia Municipal do Ostomizado assinalado com curta-metragem e exposição

Partilhar por:

Assinala-se, esta terça-feira, o Dia Municipal do Ostomizado em Amarante, data instituída oficialmente em 2016 pelo município, em parceria com a ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados, no âmbito da Campanha Amarante de Igual para Igual.

Para assinalar a data a autarquia exibe a curta-metragem “Condição – Ostomia Viver em Igualdade”, às 14h30, no Cineclube de Amarante.

A data insere-se na programação da Festa Mundial da Animação que decorre até 31 de outubro em Amarante, tendo como objetivos ”contribuir para uma sociedade mais consciente, igualitária, livre de preconceitos e estereótipos”.

Dia Municipal do Ostomizado assinalado com curta-metragem e exposição
Fotografia: ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados (foto arquivo)

A autarquia destaca, em comunicado, que o “Instituto Empresarial do Tâmega (IET) inaugura, às 16h00, a exposição fotográfica de lançamento do Movimento Ostober.org., que conta a história de 10 pessoas com ostomia, estomaterapeutas e cuidadores informais”.

O município realça que “em Portugal há milhares de pessoas que tiveram de ser ostomizadas – um procedimento cirúrgico que consiste em fazer um orifício num órgão (no intestino grosso, por exemplo), através do abdómen. Algo que muitas vezes associamos a pessoas mais idosas, mas há cada vez mais casos de pessoas com 20 e 30 anos que vivem com um saco abdominal”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!