Novum Canal

mobile

tablet

Artigo de Opinião: Penafiel é um exemplo para o país

Partilhar por:

Passado um mês das eleições autárquicas a análise aos resultados eleitorais permite concluir que Penafiel teve a taxa de abstenção mais baixa do país se considerarmos o universo dos municípios com mais de 25.000 eleitores, ou seja, o que chamados de médias e grandes autarquias.

Apenas 53% dos eleitores portugueses votaram nas eleições do dia 26 de Setembro. No entanto, no concelho de Penafiel a maioria dos cidadãos quiseram fazer ouvir a sua voz, através do seu voto para eleger os seus representantes nos órgãos autárquicos. A percentagem de 71% de participação nas eleições autárquicas em Penafiel foi a maior do Distrito do Porto e, como foi referido, Penafiel foi, entre os concelhos médios e grandes de Portugal, o território do país onde houve uma maior percentagem de cidadãos a votar.

Numa altura em que se fala tanto da descredibilidade dos políticos e do desinteresse dos eleitores pela vida pública, as eleições autárquicas em Penafiel provam que os cidadãos reconhecem a importância de votar quando são apresentados projetos políticos credíveis.

Curiosamente, esta forte participação da população nas eleições resultou numa vitória histórica da Coligação Penafiel Quer (PSD/CDS-PP). Para a Câmara Municipal o projeto político liderado por Antonino de Sousa conquistou mais de 60% dos votos (elegeu mais um vereador face a 2017) e na Assembleia Municipal reforçou a votação de modo a conquistar mais 3 mandatos. Quanto às Juntas de Freguesia, os candidatos apoiados pela Coligação Penafiel Quer venceram em 25 das 28 freguesias do concelho, com destaque para a vitória histórica em Rio Mau.

Penafiel é, assim, um exemplo para o país e seguramente que, esta elevada participação nas eleições, aconteceu porque a população deposita confiança e esperança nos autarcas que têm servido o concelho nos últimos anos, em especial no seu Presidente da Câmara da Municipal.

Pedro Santana Cepeda

Presidente do PSD/Penafiel e Vereador da Câmara Municipal


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!