Novum Canal

mobile

tablet

Marco de Canaveses: Requalificação da Unidade de Saúde adjudicada
Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: Requalificação da Unidade de Saúde adjudicada

Partilhar por:

O município do Marco de Canaveses aprovou, esta quinta-feira, em reunião de câmara, a adjudicação da empreitada “adaptação e ampliação da USF do Marco” por cerca de 400 mil euros.

A autarquia destaca, em comunicado, que a “intervenção tem um duração prevista de nove meses, a contar da data de consignação da obra”.

Citada em comunicado, Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, destacou que “esta empreitada era um desejo dos utentes e profissionais da Unidade de Saúde, que foi identificada pela Câmara Municipal. Em dezembro de 2020 assumimos, por delegação do Governo, as competências de gestão na Saúde e, em menos, de um ano, vamos avançar com esta importante requalificação, que se insere na aposta do Município em fortalecer e modernizar os Serviços de Saúde de concelho”.

A chefe do executivo referiu que “a autarquia vai também iniciar o procedimento para a concretização dos projetos necessários, para candidatar a requalificação do Centro de Saúde Penhalonga para melhorar as condições de acesso aos cuidados de saúde dos utentes desta unidade”.

Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

Para além da adaptação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar, esta intervenção visa ainda a “transferência do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), que funciona atualmente na Unidade de Saúde da Feira Nova, de forma a assegurar uma nova centralidade dessa resposta, que permitirá melhorar a acessibilidade àquela tipologia de cuidados de saúde aos residentes dos concelhos da área de influência do CDP Marco Canaveses (Baião, Resende, Cinfães e Marco de Canaveses), numa população inscrita total de mais de nove mil utentes”.

O município reforça que a “requalificação da Unidade de Saúde será feita na sequência de uma candidatura apresentada pelo Município do Marco de Canaveses ao Programa Operacional NORTE 2020, que garante um financiamento comunitário da empreitada em 85%, ou seja, em cerca de 340 mil euros, ficando o Município responsável pelos restantes 60 mil”.

Paralelamente à requalificação do Centro de Saúde do Marco, a autarquia vai também “adquirir bens e equipamentos para o apetrechamento da USF”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!