Novum Canal

mobile

tablet

Penafiel: Cerca de 20 entidades participam Feira da Saúde. Certame tem como foco o impacto da pandemia na saúde

(C/VÍDEO) Penafiel: Cerca de 20 entidades participam na Feira da Saúde. Certame tem como foco o impacto da pandemia na saúde

Partilhar por:

Foi inaugurada, esta sexta-feira, ao final da manhã, a XI Feira da Saúde, uma iniciativa da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia, que este ano tem como foco, o impacto da pandemia na saúde e bem-estar.

A edição deste ano conta com cerca de 20 entidades do concelho ligadas à prestação de cuidados de saúde e decorre até este sábado, na zona do Jardim de Calvário em Penafiel, mesmo no centro da cidade, de modo a ser acessível a todos quantos visitam Penafiel.

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou que este é um certame importante e que regressa depois de um ano de interregno devido à pandemia da Covid-19, confirmando que este é um evento emblemático que permite dar a conhecer à comunidade este setor que já tem uma representatividade significativa no concelho e na cidade

“Além do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, existem unidades de saúde do setor privado, áreas de diagnóstico, exames complementares, áreas que estão bem representadas no nosso concelho”, disse, salientando que esta presença é, também, visível ao nível da indústria com a produção de produtos hospitalares com uma grande fileira de negócio.

O autarca assumiu que a realização deste evento é, igualmente, uma oportunidade para os cidadãos realizarem vários rastreios, disponibilizando um alargado leque de rastreios gratuitos a vários tipos de doenças e informação especializada sobre diversas questões ligadas à saúde e ao bem-estar.

“Depois deste período difícil, os cidadãos que estiveram mais afastados e que deixarem de fazer os seus diagnósticos, esperamos que voltem a fazê-los, tendo, também, nesta feira, a oportunidade de realizarem vários rastreios”, frisou.

Nuno Brochado, presidente da Direção da Associação Empresarial de Penafiel, reconheceu que a realização deste evento era uma regresso desejado quer por parte dos participantes, quer mesmo da organização.

“Os participantes que são os principais dinamizadores da feira evidenciaram uma vontade de, mais uma vez, marcarem presença”, disse, confirmando que a fileira da saúde tem já uma expressão significativa no concelho.

“Por norma o setor da saúde é um setor que todos temos de utilizar, quanto mais não seja para fazermos as nossas consultas e os nossos exames de rotina. Depois basta verificar a dimensão que o CHTS tem na região e todos os serviços acessórios que se complementam com o CHTS, e isso demonstra claramente que o setor tem muita capacidade instalada no concelho”, expressou, sustentando que a feira tem sempre um tema associado e este ano não faria sentido escolher outro tema que não fosse a questão da pandemia e os impactos na saúde e no bem-estar dos cidadãos.

Nuno Brochado reiterou que “todos sentimos as mudanças e impacto da pandemia, quer a nível da saúde quer a nível empresarial”, sendo que compete a todos promover as atividades que divulguem os serviços disponíveis no concelho.

A AEP relembra que a “pandemia que assolou o Mundo em 2020 tem vindo a mudar hábitos, comportamentos e até formas de chegar aos cuidados de saúde e toda essa mudança trouxe consequências ao dia-adia da população”.

A entidade esclarece, ainda, que nesta edição, tendo como “chapéu o tema geral enunciado, cada entidade participante abordará, dentro da sua especialidade, o impacto causado na saúde e bem-estar de cada um”.

A associação reforça, por outro lado, que “os visitantes terão à sua disposição um alargado leque de rastreios gratuitos a vários tipos de doenças e informação especializada sobre diversas questões ligadas à saúde e ao bem-estar”, salientando que “esta edição não vai proporcionar atividades em grupo, pelo que as iniciativas das entidades presentes serão organizadas nos seus stands, com as devidas regras de segurança”.

A  AEP avança, ainda, que terá, neste certame, o próprio stand, onde terá em destaque o cartão “AEP Saúde”, bem como serão divulgadas várias atividades do Curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde promovidas pela associação.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!