Novum Canal

mobile

tablet

Amarante: Festa Mundial da Animação com cinema, workshops, exposições, debates e masterclasses
Fotografia: Câmara de Amarante

Amarante: Festa Mundial da Animação com cinema, workshops, exposições, debates e masterclasses

Partilhar por:

Amarante recebe a 20.ª edição da Festa Mundial da Animação entre 25 a 31 de Outubro.

A Câmara de Amarante destaca que o Festa Mundial da Animação, pensada e idealizada por Abi Feijó – fundador da Casa da Animação, professor universitário, realizador, produtor de cinema de animação (Ciclope Filmes), irá integrar sessões de cinema, workshops, exposições, debates e masterclasses.

O município realça que a Festa Mundial da Animação fará de Amarante a capital nacional do cinema de animação ao longo de sete dias, sendo esperados convidados nacionais e internacionais, realizadores, produtores, argumentistas, animadores, mas também estudantes de cinema de animação de todo o país.

“Criado para formar e sensibilizar novos públicos, a Festa Mundial da Animação aposta na proximidade com a comunidade através de ações de natureza cultural que proporcionam o contacto com obras e autores, e a experimentação através de oficinas e encontros”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada.

“A partir de conteúdos relevantes do panorama atual da animação mundial, pretende fomentar cumplicidades e sinergias com os agentes locais da região, participando na inclusão social e reforçando a oferta cultural da cidade”, acrescenta o comunicado.

Um dos momentos mais importantes do certame será a “atribuição do Prémio Nacional de Animação, criado em 2013 com o intuito de promover, incentivar e premiar a animação portuguesa, os seus autores e as estruturas/associações que promovem o ensino, pensamento e criação fazendo uso do cinema de animação”.

A concurso vão estar três categorias competitivas: “Filmes de Profissionais, Filmes de Escolas e Filmes de Oficinas, e o Prémio do Público que é atribuído ao melhor filme de todas as categorias e votado a nível nacional através dos vários parceiros exibidores dos programas de cinema da FMA”.

Fotografia: Câmara de Amarante

O certame conta com “74 filmes sendo que, no dia 30 de outubro, será divulgado o resultado da seleção nas três categorias a concurso. O Comité de Seleção é composto por Bruno Caetano (realizador e produtor), Alexandre Siqueira (realizador) e Elsa Cerqueira (professora, dinamizadora cultural e vencedora do Global Teacher Prize 2021)”.  

A programação é composta sobretudo “por sessões de cinema de animação para todas as idades e públicos, masterclasses, exposições, debates/encontros, fórum de animação e workshops” e estende-se por vários pontos da cidade, tais como: “Câmara Municipal de Amarante, Cineclube de Amarante, Casa da Juventude, Biblioteca Municipal de Amarante, Antiga Cadeia de Amarante, Casa da Portela, Gatilho – Associação Cultural, Cine-Teatro Raimundo Magalhães (Vila Meã) e Biblioteca Municipal de Vila Meã”.

A programação irá chegar, ainda, aos vários agrupamentos escolares e jardins de infância do concelho.

“A realizadora multipremiada Joanna Quinn será a convidada desta edição e o público terá a oportunidade de ver o seu mais recente filme, “Affairs of the Art”, que venceu a última edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont Ferrand”, esclarece o município.

“A Festa Mundial da Animação é um evento criado pela Casa da Animação Associação Cultural e está diretamente conectado com as celebrações do Dia Mundial da Animação, promovido pela Associação Internacional do Filme de Animação, que se assinala a 28 de Outubro e que é comemorado em mais de 40 países e entre as várias associações e demais estruturas que representam e promovem o sector da animação portuguesa”.

“O Dia Mundial da Animação nasce como homenagem ao dia em que foi dado o primeiro passo na animação: Charles-Émile Reynaud que, em 1892, projetou, através do teatro óptico inventado por si, o primeiro filme da história do cinema de animação, “Pauvre Pierrot”, no Museu Grévin (Paris)”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!