Novum Canal

mobile

tablet

Associação Empresarial de Portugal promove oficinas da inovação
Fotografia ilustrativa

Associação Empresarial de Portugal promove oficinas da inovação

Partilhar por:

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a promover Oficinas da Inovação, para apoiarem as pequenas e médias empresas a desenvolverem e implementarem projetos de inovação que lhes poderão proporcionar candidaturas a apoios comunitários.

A AEP destaca, em comunicado, que Ao fim de um ano no terreno, o projeto “Novo Rumo a Norte– Rumo ao Crescimento mantém a atividade no território para dar impulso a todas as empresas que estejam em ponto de crescimento e com planos para começar a exportar. Neste contexto”, salientando que ,

 Totalmente gratuito, as empresas podem inscrever-se “em equipa ou de modo individual. Até ao momento, o projeto tem 665 empresas envolvidas; média de visitas mensais à plataforma, 1068; total de utilizadores registados, 2708; notícias publicadas, 3500; eventos divulgados, 202; pedidos de Helpdesk: 1066”.

A AEP reforça que “as Oficinas da Inovação consistem em sessões temáticas de consultoria coletiva e workshops que foram desenhadas para capacitar os participantes para a gestão de projetos de inovação, permitindo-lhes, entre outros, conhecer e compreender conceitos e ferramentas de inovação; identificar e definir estratégias de inovação de produtos, serviços, processos e modelos de negócio; conceber, liderar e implementar projetos de inovação; ativar projetos e atividades de inovação aberta”.

Fotografia: Câmara de Penafiel (foto de arquivo)

A associação realça que o “processo terá uma forte componente prática, tendo como objetivo apoiar os participantes na conceção e implementação de projetos de inovação concretos nas respetivas empresas”.

Citado em comunicado, o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, declara que esta “é uma oportunidade única para que as empresas de pequena e média dimensão possam avançar com projetos de inovação, seja de produtos seja de serviços, que podem, posteriormente, ser alvo de apoios para a sua concretização. Sem esse trabalho de organização, dificilmente estas empresas conseguirão aproveitar o que se prevê chegar em  termos de fundos comunitários da UE”.

“ As empresas podem inscrever-se no formato individual (com apenas 1 participante) ou em equipa (podendo cada empresa inscrever até 3 participantes). A inscrição em equipa é amplamente recomendada, uma vez que, permite maior flexibilidade para a empresa podendo os elementos articular disponibilidades entre si, mas também, fomentar o trabalho em equipa e acrescentar valor ao desenvolvimento do projeto de inovação, com a diversidade da equipa”, acrescenta a nota informativa que nos foi enviada.

Luís Miguel Ribeiro afirma, aunda, acreditar que “estes são os tempos em que podem surgir novas oportunidades, se as instituições trabalharem em parceria na procura de respostas comuns, como vemos no surgimento de novos empresários, na área do digital, nos territórios do interior. Precisamos, mais do que nunca, de trabalhar em rede”.

A AEP esclarece que o Novo Rumo a Norte– Rumo ao Crescimento é um projeto promovido pela “AEPAssociação Empresarial de Portugal, dura 18 meses, cofinanciado pelo Norte2020, através do Portugal 2020, no montante de 623.623,55€ dos quais 530.080,02€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.

O “Novo Rumo a Norte– Rumo ao Crescimento visa apoiar “micro e pequenas e médias empresas do Norte no seu processo de crescimento, através da capacitação em fatores críticos de competitividade e através do fomento de um ecossistema empresarial próspero. O objetivo é potenciar o desenvolvimento de produtos e serviços, através de processos e de modelos de negócio inovadores e da melhoria da comunicação do modelo de negócio à escala nacional e global””, acrescenta a nota informativa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!