Novum Canal

mobile

tablet

Presidente da Câmara de Penafiel destaca que famílias, idosos e crianças irão merecer prioridade acrescida
Fotografia: Câmara de Penafiel

Presidente da Câmara de Penafiel destaca que famílias, idosos e crianças irão merecer prioridade acrescida (c/vídeo)

Partilhar por:

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou, esta quarta-feira, na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais, que as famílias, os idosos e as crianças irão continuar a estar entre as prioridades do atual executivo municipal.

“No caso dos idosos percebemos que há um problema sério na acessibilidade à saúde, os idosos têm muita dificuldade, neste momento, em ter uma consulta nos centros de saúde. O Hospital Padre Américo está, também, com problemas sérios, as notícias nos últimos dias têm-no referido de forma abundante e, portanto, a partir de janeiro do próximo ano iremos disponibilizar um seguro de saúde para os mais idosos e que tenham já, nesta fase, o complemento social do idoso. A medida é para depois ir alargando gradualmente a todos os penafidelenses com mais de 65 anos”, disse.

Para os mais jovens, o chefe do executivo recém-empossado referiu que o seu executivo irá implementar um projeto direcionado à pré-escolaridade.

“Percebemos que muitas crianças com os sucessivos confinamentos ficaram com problemas sérios a nível comportamental e queremos desenvolver este projeto para aferir as sequelas e ver de que forma é que podemos minorar essa circunstância”, frisou, salientando que o seu executivo vai continuar a apostar na área habitação, executar a estratégia local de habitação.

Antonino de Sousa apontou, também, com prioridades a questão da mobilidade, reconhecendo que a central de transportes vai ter um papel determinante nesta melhoria da rede de transportes e na maior frequência de carreiras de transportes.

Fotografia: Câmara de Penafiel

O presidente da autarquia elegeu, igualmente, a cultura como uma área a privilegiar, com vários projetos emblemáticos que estão identificados.

“Depois de dois mandatos difíceis que tivemos, primeiro por causa da Troika, o segundo por causa da pandemia, acredito que este será um mandato diferente, em que iremos conseguir concretizar todos estes projetos que vão marcar o concelho nos próximos quatro anos”, expressou, referindo-se à escolha para a instalação dos órgãos municipais, o Sameiro, como uma zona emblemática da cidade e do concelho, num claro sinal de proximidade e de abertura para com os munícipes.

O responsável pelo executivo enalteceu, também, a forma expressiva com que os penafidelenses expressaram, no dia 26 de setembro, o seu sentido de voto, e optaram por revalidar o projeto da coligação Penafiel Quer, conferindo-se maioria e a eleição de mais um vereador.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“Quisemos agradecer aos penafidelenses a forma extraordinária como no dia 26 de setembro foram votar, recordo que o concelho de Penafiel foi no distrito do Porto o que teve a taxa de abstenção mais baixa, tendo a Coligação Penafiel Quer obtido mais de 60% dos votos, com mais um vereador, com uma maioria expressiva nas nossas freguesias, sendo que 25 freguesias são de projetos apoiados pela Coligação Penafiel ou de candidaturas independentes que se associaram à Coligação Penafiel Quer, um resultado que nos honra e que nos responsabiliza”, concretizou.

Refira-se que nas eleições autárquicas Antonino de Sousa foi reeleito, tendo a Coligação “Penafiel Quer” obtido 60,51% dos votos e eleito o sexto vereador.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!