Novum Canal

mobile

tablet

Lousada marca presença com dois filmes na 20.ª edição da Festa Mundial da Animação
Fotografia: Câmara de Lousada

Lousada marca presença com dois filmes na 20.ª edição da Festa Mundial da Animação (c/vídeo)

Partilhar por:

O município de Lousada vai estar presente na 20.ª edição da Festa Mundial da Animação, evento que decorre de 23 a 31 de outubro, em Amarante, com os filmes “O Sumiço dos Sorrisos” (Escola EB2,3 de Caíde-de-Rei) e “Coisas Inesperadas” (Colégio São José de Bairros).

O vereador da educação da Câmara de Lousada, António Augusto, destaca, em declarações ao Novum Canal, que a participação neste evento é corolário do trabalho que a autarquia, em articulação com as escolas e o realizador Abi Feijó, têm vindo a fazer no âmbito das Oficinas de Cinema de Animação.

“As Oficinas de Cinema de Animação” é um projeto que se desenvolve desde 2015. Todos os anos têm sido produzidos 6 ou 7 filmes o que perfaz cerca de meia centena de animações, com  o envolvimento de largas centenas de alunos, do 1º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário”, disse.

Fotografia: Câmara de Lousada

O autarca declara que as oficinas têm como metas “o contacto com esta linguagem cinematográfica e dotar estes alunos de algum domínio básico de técnicas e alguma capacidade de a descodificar”, salientando que “depois dos filmes produzidos e exibidos à comunidade escolar, temos concorrido a Festivais da especialidade em Portugal e no estrangeiro, que nos têm levado a arrecadar um conjunto de prémios que muito nos honram”.

O responsável pelo pelouro da educação refere que o município já participou vários anos neste festival e até já venceu o “Prémio Nacional de Animação na categoria Oficinas em 2017 com o filme “Aves Raras” realizado por alunos da EB Lousada Este (Caíde de Rei)”.

Fotografia: Câmara de Lousada

Questionado sobre as expetativas que tem relativamente aos dois filmes que vão ser exibidos nesta mostra, o vereador realça que a obtenção de prémios sendo positiva, não “valoriza mais, nem menos o trabalho que tem sido feito”,

“Não temos nenhuma expectativa em especial, já que os prémios não são o objetivo central do projeto. Obviamente que todos os envolvidos ficam contentes quando são distinguidos, mas isso não valoriza mais, nem menos o trabalho que tem sido feito por alunos e professores e que tem contado com a mestria do realizador Abi Feijó, a verdadeira alma deste projeto. Uma alma serena e generosa que tem transformado a criatividade dos nossos alunos em verdadeiras obras de arte”, expressa, reiterando que a aposta nas oficinas de cinema de animação é para continuar.

“Começamos há sete anos, pela importância deste trabalho enquadrámo-lo, mais recentemente no PIICIE e tem agora também apoio da CIM Tâmega e Sousa”, frisa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!