Novum Canal

mobile

tablet

Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam medalha de bronze Campeonato da Europa de Pista
Fotos: Bettini Photo

Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam medalha de bronze no Campeonato da Europa de Pista

Partilhar por:

A dupla portuguesa formada por Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistou hoje, em Grenchen, Suíça, a medalha de bronze na prova de madison do Campeonato da Europa de Pista.

A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, a “última corrida do programa deste europeu foram os 50 quilómetros (200 voltas) do madison masculino, disciplina olímpica e uma das especialidades mais espetaculares do ciclismo de pista”.

Perante um pelotão de qualidade elevada, “os portugueses entraram em liça com o foco nos dez primeiros, mas sabendo que um lugar nos cinco mais era possível. Só que um número considerável dos 18 países participantes tinha legitimamente expectativas semelhantes”.

Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam medalha de bronze Campeonato da Europa de Pista
Fotos: Bettini Photo

A federação avança “até metade da corrida já doze seleções tinham conquistado pontos. Uma delas foi a portuguesa. No entanto, Iúri Leitão e Rui Oliveira guardaram o melhor para a entrada no último terço do Madison”, tendo sido, nessa altura que os “representantes nacionais passaram ao ataque para concretizar a dobragem ao pelotão, a 65 voltas do final”.

Esta movimentação fez com que Portugal passasse para o “topo da classificação, suplantando os neerlandeses Yoeri Havik e Jan Willem van Schip, que também já haviam dobrado o pelotão, mas graças a uma estratégia de poupança de energia nos sprints intermédios, abdicando de pontuar na maior parte destes”.

Os representantes dos Países Baixos demoraram poucas voltas a responder aos portugueses, conseguindo nova dobragem para, praticamente, sentenciar a corrida.

“Nas últimas 50 voltas, Portugal teve uma luta intensa com os belgas, os italianos e os russos pelas posições do pódio. Iúri Leitão e Rui Oliveira ainda tentaram surpreender os rivais, na expectativa de poderem inclusive chegar à medalha de ouro”, lê-se na nota informativa que a federação nos enviou, salientando que “esse desgaste não permitiu responder aos belgas Kenny de Ketele e Lindsay de Vylder, que atacaram para vencer o último sprint, que vale pontuação a dobrar”.

A seleção da Bélgica foi segunda classificada, com “um total de 56 pontos, menos quatro do que os amealhados pelos campeões europeus, os neerlandeses”.

“Iúri Leitão e Rui Oliveira somaram 49 pontos e ganharam a medalha de bronze”.

A Federação Portuguesa de Ciclismo reforça que “ainda não são conhecidos os critérios de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, desconhecendo-se se os pontos do terceiro lugar em Grenchen contribuem diretamente para o apuramento. No entanto, ajudam decisivamente noutro sentido: o Mundial de 2022 contará, de certeza, para os critérios de qualificação e a medalha de bronze deste sábado é um passo importantíssimo para garantir a presença nesse Mundial”, sustentando que Portugal termina este Campeonato da Europa com quatro medalhas.

“Além do pódio conquistado hoje em madison, Rui Oliveira sagrou-se campeão europeu de scratch, Iúri Leitão foi o segundo classificado e na corrida por pontos e João Matias conquistou a medalha de prata em eliminação”, acrescenta o comunicado.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!