Novum Canal

mobile

tablet

Iúri Leitão vice-campeão europeu na corrida por pontos
Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Iúri Leitão vice-campeão europeu na corrida por pontos

Partilhar por:

O português Iúri Leitão arrecadou o segundo classificado na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Grenchen, Suíça.

A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que “a corrida por pontos masculina foi disputada a um ritmo intenso desde a primeira das 160 voltas”, tendo Iúri Leitão sido “um dos principais responsáveis por isso, pois esteve ao ataque desde o início”.

“O minhoto pontuou nos três primeiros sprints e, nesse período de corrida, ainda esteve no lote dos corredores que ganharam uma volta ao pelotão”, refere a federação que salienta que “durante os 40 quilómetros de prova, disputados à estonteante média de 52,545 km/h, cedo se percebeu que Iúri Leitão e o francês Benjamin Thomas eram os mais fortes. Ambos estiveram entre os corredores que somaram duas voltas de avanço e contribuíram para eliminar da prova sete dos vinte participantes”.

O francês conseguiu ser o “mais consistente ao longo dos 16 sprints pontuáveis, conquistando a medalha de ouro, com 81 pontos”, tendo Iúri Leitão somado 61 e ficado com a medalha de prata.

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

O terceiro lugar foi para o russo Vlas Shichkin, com 57.

Maria Martins foi nona classificada em eliminação.

“Maria Martins entrou em pista pouco depois, numa acidentada prova de eliminação, marcada por várias quedas, que obrigaram a duas interrupções. Ao terceiro tiro de partida foi de vez, não voltando a haver paragens”, lê-se na nota informativa que destaca que “Maria Martins, que fez quase toda a prova arriscando em posições recuadas e fechadas no grupo, foi a segunda a ser eliminada após o retomar da prova, o que lhe valeu o nono lugar final”.

A francesa Valentine Fortin  bateu a italiana Letizia Paternoster na disputa do ouro.

A britânica Neah Evans foi terceira classificada.

Esta quinta-feira disputa-se o terceiro dia de competição no Campeonato da Europa, sendo que Portugal estará representado por quatro corredores.

 “Maria Martins estará presente no concurso olímpico de omnium, cujas provas pontuáveis são o scratch (12h18), a corrida tempo (14h43), a eliminação (17h24) e a corrida por pontos (19h00)”, avança a federação que reforça que “João Matias está escalados para a perseguição individual, cuja fase de apuramento se disputa entre as 13h09 e as 14h20”.

Caso esteja entre os quatro mais rápidos disputa a final, apontada para as 18h37.

Rui Oliveira estreia-se neste Campeonato da Europa na final direta de scratch, às 18h06.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!