Novum Canal

mobile

tablet

Moratórias terminaram esta quinta-feira

Moratórias terminaram esta quinta-feira

Partilhar por:

Terminaram esta quinta-feira as moratórias bancárias.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) destaca, em comunicado, que de “de acordo com o Banco de Portugal, nos setores mais vulneráveis existiam, em agosto, 23,5 mil empresas abrangidas por moratórias, num montante total de 8,3 mil milhões de euros”.

“Recentemente, foram anunciadas as condições de acesso à Linha Retomar, através da qual se pode beneficiar de uma garantia mútua destinada a garantir até 25% das operações elegíveis a serem reestruturadas”, acrescenta a associação que realça que a AHRESP tem vindo a alertar “desde julho para a necessidade do protocolo da medida Retomar ser disponibilizado com a antecedência necessária, para que os bancos e empresários dispusessem de tempo para concluir o processo de negociação antes de 30 de setembro”.

Apesar desta insistência, a AHRESP constata que “as condições oficiais só foram conhecidas a menos de uma semana desta data. Por outro lado, considerando que as dificuldades da maioria das empresas que estão diretamente relacionadas com a situação extraordinária causada pela pandemia, o enquadramento desta medida deve salvaguardar o historial bancário das empresas beneficiárias, de forma a não prejudicar a análise de eventuais pedidos futuros de financiamento junto da Banca”.

Fotografia: AHRESP

A associação relembra que decorreram, também, esta quinta-feira, as eleições para a AHRESP, relevando a votação histórica dos associados.

“Em resultado da maior votação da história da associação, foram eleitos os Órgãos Sociais da AHRESP (Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direção), assim como as 8 Comissões Diretivas dos Setores de Atividade e as 14 Comissões Diretivas Distritais, para o triénio 2021-2024. As 85 empresas eleitas são representantes da Restauração Tradicional, Restauração de Serviço Rápido, Restauração Coletiva, Pastelarias, Animação Noturna, Indústria/Comércio Alimentar e Emissoras de Vales de Refeições, Hotelaria, Alojamento Local e Parques de Campismo e Turismo de Ar Livre”, lê-se no comunicado que nos foi endereçado.

A instituição destaca, ainda, que “pela primeira vez, ocorreram eleições para as 14 Comissões Diretivas Distritais dos Açores, Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu, e também pela primeira vez foram disponibilizadas mesas de voto em todas as delegações, permitindo aos Associados votarem nos seus Distritos”.

“Os agora eleitos definiram no seu Programa de mandato três eixos estratégicos: Empresas (Restauração e Alojamento), Pessoas e Gastronomia. Reconstruir, modernizar e reforçar a importância das atividades na economia nacional são ações críticas a desenvolver”, acrescenta a associação. Que relembra que já a partir desta sexta-feira “começa uma nova fase no desconfinamento do país”.

“A maioria das restrições ao funcionamento dos estabelecimentos vão ser levantadas, designadamente na limitação de horários, capacidade ou mesmo a exigência de Certificado Digital COVID ou teste com resultado negativo para acesso a estabelecimentos de restauração e similares e a empreendimentos turísticos ou de alojamento local, sendo que, esta obrigação ainda se mantém para as discotecas e bares. Há muito que se impunha o levantamento das medidas restritivas, dado o avanço do plano de vacinação à população portuguesa. Reabrem ainda os estabelecimentos de animação noturna, bares e discotecas, encerrados há longo tempo. As restrições e limitações vividas até agora provocaram o encerramento de muitas empresas e a extinção de milhares de postos de trabalho, pelo que é essencial que se mantenham apoios e que se reforcem mecanismos de incentivo ao consumo. Nesta nova fase, apelamos à responsabilidade individual de cada um, consumidores e empresas, para que o retrocesso não aconteça”, expressa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!